Mais de um milhão de pessoas marcharam em cidades de 30 Estados do México “em favor das causas das mulheres, da proteção da vida humana e da paz tão almejada no país”, no sábado (8) e domingo (9).

 

Segundo uma nota enviada pelos organizadores da marcha à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, estima-se que mais de 200 mil pessoas marcharam somente na Cidade do México até o Monumento da Independência, também conhecido como o Anjo da Independência.

 

"Eu marcho em nome das milhões de mulheres, venho com o coração na mão, venho pela minha família, pelos meus amigos, pelo meu país", disse Laura, uma das participantes.

 

“Ficamos muito tristes que não olhem para nós e que ainda tenha gente que encare as mulheres e seus filhos no ventre como inimigos”, acrescentou.

Uma das porta-vozes da marcha disse por sua vez que "o que queremos são opções de vida para nós e nossos filhos, acreditamos que é hora de superar o aborto no México, como a escravidão foi superada em seu momento".

No Monumento do Anjo da Independência, foi lido um manifesto com quatro reivindicações:

 

1.- Que sejam geradas leis em favor das mulheres em situação de vulnerabilidade, que atendam às raízes de seus problemas.

2.- Que a vida de todo ser humano seja protegida antes e depois do nascimento, sem qualquer discriminação, nem por grau de desenvolvimento, nem por condições de saúde ou por qualquer outro motivo.

Mais em

3.- Que sejam geradas políticas públicas em favor da paz e da unidade de todos, especialmente no seio da família.

4.- Que se recupere a confiança entre os cidadãos, para que possamos viver juntos em paz e harmonia, sem violência.

 

Mujeryvida.org.mx, a instituição que convocou a marcha, conta com o apoio de mais de mil organizações em todo o México e incentiva a responder às necessidades das mulheres grávidas e respeitar a vida de todos em todas as suas etapas.