A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove nesta quinta-feira, 18 de outubro, a campanha “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”, a fim de promover a unidade e a paz mundial.

“Em muitos países, as crianças, em particular, sofrem os efeitos da guerra e da perseguição”, afirmou o Assistente Eclesiástico Internacional da ACN, Padre Martin Barta, para quem a campanha do Terço é uma boa oportunidade para as crianças expressarem sua solidariedade.

A campanha do Terço das crianças foi iniciada em 2005, em Caracas, na Venezuela. Enquanto várias crianças estavam rezando o Terço em um santuário local, pessoas presentes lembraram o que São Pio de Pietrelcina havia dito: “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará.”

Assim, a campanha rapidamente se espalhou pelo mundo e conta com apoio da ACN desde 2008. Há dois anos, a Fundação Pontifícia assumiu a organização deste dia de oração “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço”.

Pe. Barta explicou que para esta campanha da Fundação ACN prepara os materiais que estão disponíveis em 25 idiomas, incluindo, por exemplo, o Árabe ou o Hauçá, língua da África Ocidental.

“Crianças de cerca de 80 países e em todos os continentes participarão. O feedback sobre a campanha chega frequentemente à ACN e, no ano passado veio, por exemplo, da Argentina, Cuba, Camarões, Índia ou Filipinas. É verdadeiramente uma campanha mundial da Igreja”, indicou o sacerdote.

Desde que assumiu a organização da campanha, a sede internacional da ACN, em Königstein, na Alemanha, recebe relatos vindos do mundo todo sobre como as crianças celebraram este momento de oração.

“Não há maneira específica e definida para participar: algumas pessoas rezam o Terço inteiro, outros apenas uma parte. Alguns não apenas rezam, mas também falam sobre o Terço, leem textos curtos e cantam músicas infantis. Em outros casos, as crianças extraem os Mistérios do Terço, além de orar. Em alguns lugares, os professores interrompem suas aulas regulares para rezar com as crianças”, contou o Assessor.

Aqueles que participarem do dia de oração “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz” podem registrar o momento e postar no Facebook uma foto com uma breve descrição desse momento de oração usando a hashtag #TercoDasCriancas.

Para ter acesso ao material da campanha, como cartaz, folheto com oração, meditações sobre os mistérios e a consagração de uma criança a Nossa Senhora, basta acessar o site: www.acn.org.br/terco-das-criancas.

Confira também: