O Primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, declarou recentemente a uma rádio local, sobre o projeto de lei a favor do matrimônio homossexual, e indicou que tem "uma visão muito simples sobre esse tema", que coincide com a de seu partido: "Um matrimônio é uma coisa entre homem e mulher".

Sobre este tema, o Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell, sublinhou em uma entrevista a uma rádio na Nova Zelândia, que acredita que "é para o próprio interesse da sociedade que se siga velando pela proteção legal do matrimônio (entre homem e mulher)", para que assim possam ter filhos, educá-los e sejam fiéis um ao outro.

Do mesmo modo, indicou que seria um engano equiparar uma união homossexual com o matrimônio entre um homem e uma mulher.

Por sua vez a Liberal Australian Capital Territory (ATC) manifestou-se a favor do projeto, e questionou a postura do atual Primeiro-ministro.

O projeto de lei para a equiparação do matrimônio homossexual e para que seja reconhecido no estrangeiro, foi apresentado pelo Partido Verde australiano através do Senador Kerry Nettle.

Segundo o sítio Web www.blu.fm, os Verdes não têm grandes expectativas sobre uma pronta aprovação do projeto de lei, entretanto seguirão pressionando ao partido trabalhista, ao que pertence Rudd.