Um coral de mais de mil pessoas está ensaiando há vários meses em Maputo, capital de Moçambique, para cantar na Missa que o Papa presidirá nesta sexta-feira, 6 de setembro.

"O coro é uma grande mistura na qual há religiosos, religiosas, alguns sacerdotes, assim como leigos de diferentes idades e condições", explicou à ACI África, no estádio de Zimpeto, em Maputo, Pe. Rafaeli Simbini, coordenador de liturgia da visita pastoral do Papa Francisco a Moçambique.

Nos ensaios, dos quais também participam 226 bailarinos, os membros do coral praticam cantos em português, a língua oficial de Moçambique, e outros idiomas locais, como Nyungwe, Ronga, Changana, Makhuwa, Gitonga, Nyanja e Chiwabo.

Pe. Simbini disse que estão se “preparando para a visita do Santo Padre desde fevereiro", mas no caso do coral desde junho.

O sacerdote destacou a generosidade dos membros do coral e dos que colaborarão na liturgia.

"Os envolvidos na liturgia, inclusive os membros do coral, sempre pagaram com o próprio dinheiro para ensaiar aos sábados e domingos", assinalou o sacerdote.

Pe. Simbini, que também é vigário geral da Diocese de Xai Xai, em Moçambique, disse à ACI África que “este foi um tempo de bênçãos e desafios. Isso é novo para nós e tivemos algumas dificuldades. Mas certamente também momentos de graça e bênção”.

Na quarta-feira, 4 de setembro, o avião que levará o Santo Padre de Roma para Moçambique decolará às 8h (horário de Roma), para aterrissar às 18h30 (horário local) no aeroporto de Maputo, onde acontecerá a cerimônia de boas-vindas.

No dia seguinte, o Pontífice fará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio de Ponta Vermelha, onde depois se encontrará com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Em seguida, o Papa participará de um encontro inter-religioso com os jovens no Pavilhão Esportivo de Maxaquene, almoçará na Nunciatura e, à tarde, se encontrará com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores na Catedral da Imaculada Conceição. Depois, o Pontífice fará uma visita privada a Casa Mateus 25, um centro de acolhida em Maputo.

Na sexta-feira, 6 de setembro, pela manhã, o Santo Padre visitará o hospital de Zimpeto, presidirá uma Celebração Eucarística no Estádio de Zimpeto e fará a cerimônia de despedida no aeroporto de Maputo, para viajar mais tarde para Madagascar e depois para Maurício.

Confira também: