O Papa Francisco aceitou na quarta-feira, 4 de dezembro, a renúncia de Dom Richard Malone do cargo de Bispo da Diocese de Buffalo (Estados Unidos), um ano após escândalo depois de ser acusado de encobrir abusos e de uma investigação canônica ordenada pela Congregação para os Bispos.

O Santo Padre nomeou como Administrador Apostólico da diocese Dom Edward Scharfenberger, o qual ficará no cargo até a nomeação do sucessor de Dom Malone.

A Nunciatura Apostólica nos Estados Unidos informou em um comunicado que Dom Malone solicitou uma “aposentadoria antecipada” quando se encontrou com o Papa em novembro, durante a visita ad limina dos bispos ao Vaticano; isso após conhecer os resultados da visita apostólica (investigação canônica) realizada na Diocese de Buffalo e que foi concluída em outubro.

O Prelado disse em uma declaração que os resultados da visita apostólica foram um fator que o levou a renunciar, embora tenha indicado que tomou esta decisão “livre e voluntariamente”.

“Cheguei à conclusão, depois de muita oração e discernimento, que o bem-estar espiritual das pessoas da Diocese de Buffalo será mais bem servido por um novo bispo que, talvez, possa trazer de forma melhor a reconciliação, a cura e a renovação que são tão necessárias”, indicou.

“É minha honesta avaliação que cumpri com tudo o que sou capaz e que já não sou capaz de curar as divisões e feridas que perduram”, acrescentou.

A renúncia de Dom Malone acontece um ano depois de escândalo ao seu redor.

Em novembro de 2018, um ex-funcionário da chancelaria da diocese vazou informação confidencial sobre como lidaram com acusações de abuso sexual, o que foi apresentado pelos meios de comunicação como uma tentativa de Dom Malone de encobri-las, uma afirmação que o Prelado negou.

Seis meses depois, em abril de2019, o Bispo se desculpou pela forma como lidou com alguns casos na diocese e prometeu trabalhar para restaurar a confiança. O Prelado se desculpou pelo modo como apoiou em 2015 Pe. Art Smith, sacerdote acusado de abusos e má conduta com menores. “Aprendemos a lição”, disse Dom Richard Malone em abril.

Em agosto de 2019, foi apresentada uma denúncia contra a diocese e o bispo, na qual se assegurava que a resposta da diocese era compatível com a de um grupo do crime organizado.

Nesse mesmo mês, WKBW de Buffalo divulgou um áudio entre Dom Malone e seu secretário e vice-chanceler, Pe. Ryszard Biernat, no qual se escuta o Prelado admitindo as acusações de um seminarista contra o sacerdote diocesano Jeffrey Noward por assédio e violação do segredo de confissão, meses antes de a diocese retirar Noward do ministério público.

Em uma conversa de 2 de agosto, pode-se escutar Dom Malone dizer que “estamos em uma verdadeira situação de crise. Verdadeira crise. E todos no escritório estão convencidos de que este pode ser o final para mim como bispo”. Além disso, esta situação “poderia me forçar a renunciar”.

Em 3 de outubro, a Nunciatura Apostólica nos Estados Unidos anunciou que o Bispo de Brooklyn, Dom Nicholas DiMarzio, lideraria a investigação canônica na Diocese de Buffalo, em nome da Congregação para os Bispos.

A investigação foi concluída no final de outubro, depois de três viagens de Dom DiMarzio a Buffalo para entrevistar 80 pessoas, mantes de enviar seu relatório ao Vaticano. Os detalhes dos resultados não foram divulgados.

Dom Richard Malone, de 73 anos, foi ordenado sacerdote em Boston, em 1972. Foi nomeado Bispo de Maine em 2004, diocese na qual serviu até 2012, quando foi transferido para Buffalo.

Confira também: