A visita do Papa Francisco a Uganda coincide com uma data especial para os fiéis do país: a celebração pelos 50 anos da canonização dos 22 mártires ugandeses.

Esta cerimônia acontecerá no dia 28 de novembro no Santuário Namugongo, localizado cerca de 16 quilômetros de Kampala, e será presidida pelo Santo Padre. Tem como lema: “Vocês serão minhas testemunhas”.

A Conferência Episcopal de Uganda, junto à Arquidiocese de Kampala, organizou uma preparação espiritual a fim de que os fiéis meditem acerca do significado desta visita apostólica e sobre as virtudes heroicas destes mártires.

Estes 22 mártires foram assassinados entre os anos 1885 e 1887. No dia 3 de junho de 1886, doze deles foram queimados vivos junto a outros 20 anglicanos, por se negaram a renunciar a sua fé. Os outros 10 mártires foram esquartejados.

Em cima dos restos destes últimos mártires, foi construído o altar do Santuário de Namugongo. Todos foram canonizados por Paulo VI em 18 de outubro de 1964.

Preparação espiritual

Os bispos ugandeses propuseram que como preparação rezem uma novena durante os nove domingos prévios à chegada do Papa Francisco. Estas orações começaram no domingo 27 de setembro.

A novena consiste em que a cada domingo serão recordadas as virtudes heroicas dos mártires, com uma pequena liturgia e uma reflexão a partir de uma leitura.

Na semana prévia à chegada do Papa será realizada uma hora de adoração ao Santíssimo.

Coral

Durante a cerimônia haverá um coral com 150 pessoas e uma orquestra com 30 músicos. O coral estará integrado por membros provenientes de cinco paróquias de toda Kampala e de diversos grupos étnicos. Cada paróquia contribuiu com 30 cantores.

Este conjunto musical começou a ensaiar neste mês. Dois dias antes da celebração, ensaiarão no Santuário de Namugongo. As canções que interpretarão foram escolhidas de diversas lugares de Uganda. As mulheres estarão com gomes, vestido típico, e os homens com kanzus, trajes ugandeses.

O altar de mármore

Este novo altar do Santuário de Namugongo, onde o Santo Padre presidirá a Santa Missa em 28 de novembro, está sendo construindo em meio a um antigo lago e será de mármore vermelho.

Nsubuga-Balimwezo, um dos engenheiros encarregados do projeto explicou que a estrutura será sustentada por quatro pontes brancas e douradas que serão colocadas em forma de cruz. Ao redor do altar e no lago plantaram grama.

Outro engenheiro, Charles Byamugisha, assinalou que drenaram a água suja do lago e colocaram um purificador para mantê-la limpa. E colocaram também uma cerca neste local a fim de impedir que joguem lixo, o que permitirá que os fiéis levem esta água do lago em pequenas garrafas.