O arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, anunciou que no próximo Sábado Santo, 03 de abril de 2021 haverá uma liturgia especial em frente ao Santo Sudário que poderá ser acompanhada ao vivo no site da arquidiocese italiana e pelas mídias do Vaticano.

"O Sudário é uma realidade que diz respeito a todos nós. A imagem que Turim guarda há quase cinco séculos atesta a dor e a morte, mas também a ressurreição e a vida eterna", afirmou o prelado.

Será uma liturgia especial e "não a simples reedição daquela celebrada em 2020", explica o arcebispo Nosiglia, recordando a ocasião em que houve uma especial oração em frente ao Sudário para pedir o fim da pandemia, quando era impossível até mesmo participar das celebrações presencialmente por causa do confinamento imposto na Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus naquela altura. A liturgia foi transmitida pela internet e o Papa Francisco uma especial mensagem.

A Ostensão Especial do Sudário também foi agendada para a 43ª edição do Encontro Internacional da Comunidade Ecumênica de Taizé, que deveria ter sido realizada em Turim de 28 de dezembro de 2020 a 1 de janeiro de 2021 mas foi adiada devido às novas restrições na Itália.

"A ostensão do Sudário foi proposta à Igreja de Turim para todos os jovens e esperamos poder celebrá-la porque a jornada é uma oportunidade de mostra-la a todos os nossos irmãos e irmãs", afirmou Dom Nosiglia.

O arcebispo de Turim também explica que a oração deste Sábado Santo será conduzida por jovens da cidade que participaram dos preparativos do encontro de Taizé, e que apresentarão reflexões sobre a esperança.

"Diante do Sudário - conclui o Arcebispo Nosiglia - poderemos exclamar com nossos corações voltados para o Senhor e dizer: Teu amor dura para sempre".

Confira: