Em 7 de outubro de 1571, aconteceu a batalha naval de Lepanto, uma das batalhas mais decisivas para o futuro da Europa e da cristandade.

Naquele dia, os exércitos da Espanha, Veneza, Estados Papais, Malta, Saboia e Gênova, sob a aliança conhecida como Santa Liga, derrotaram a armada do Império Otomano que ameaçava conquistar Roma e estender o Islã em todo o Mediterrâneo cristão.

José Gálvez Krüger, diretor da Enciclopédia Católica (CE), explicou que o exército cristão estava "sob o comando de João da Áustria e na frente do exército turco estava o almirante Ali Paxá".

A frota turca era formada por 208 galés e 66 barcos menores, mais ou menos o mesmo tamanho da frota cristã. Os cristãos perderam 17 navios e 7,5 mil homens. Do lado dos muçulmanos, 17 navios foram afundados e 177 capturados. Morreram entre 20 mil e 30 mil turcos. Entre 12 mil a 15 mil escravos cristãos usados como remadores pelos muçulmanos foram libertados.

A vitória dos cristãos foi “considerada desde então como um imenso favor do céu, obtido das mãos da Virgem Gloriosa e Bendita Maria Auxiliadora, graças à oração universal do Rosário e às súplicas do papa São Pio V”, diz Gálvez.

“Não seria justo esquecer o protagonismo dos santos anjos, vistos tanto por turcos como por cristãos, no momento mais decisivo do combate”, destaca o director da EC.

“Esta não é uma história piedosa, foi um acontecimento histórico de natureza sobrenatural, testemunhada por turcos e cristãos”, disse Gálvez.

Além disso, "foi cantado pela poesia heroica, pelas pregações nos sermões panegíricos, e imortalizado na arte religiosa”.

No Peru, continuou o diretor da Enciclopédia Católica, “temos como exemplo os Arcanjos Arcabuzeiros, que comemoram verdadeiramente a batalha de Lepanto, e nada têm a ver com representações sincréticas ou origens pagãs. A enciclopédia explica sua correta interpretação”.

Para saber mais sobre os arcanjos arcabuzeiros (em espanhol), ingresse AQUI.