“Irmãos e irmãs, vivemos tempos muito difíceis. Mas digo-vos que há um aspecto positivo: a nossa fé está sendo provada”, disse o arcebispo do Cusco, dom Richard Daniel Alarcón Urrutia, na sua reflexão sobre o Evangelho do domingo.

“Estamos vivenciando muitos problemas, que agora se complicaram mais ainda. Já não é só o problema da saúde. Nem só o problema econômico. Não é só o problema social. Agora, é também político. Tudo o que estamos vivenciando, essa espécie de redemoinho que vai nos envolvendo, está provando a nossa fé”.

O segundo turno da eleição presidencial, realizado no domingo, 6 de junho, mostrou a polarização do país. Pedro Castillo, do partido comunista Perú Libre, ficou menos de 1% à frente de Keiko Fujimori, do Fuerza Popular. O dois partidos denunciaram fraudes. O resultado final das eleições peruanas só será oficial depois que a justiça eleitoral do país solucione todas as impugnações dos votos e atas apresentadas pelos dois partidos.

O bispo de  Cusco afirmou que “este ambiente fortalece a nossa fé, ajuda-nos a amadurecer, a crescer, a nos fortalecer. Nos ajuda a dar testemunho, a ter a possibilidade de animar e fortalecer outras pessoas, a cumprir a nossa missão”.

«Irmão, irmã, como discípulos missionários, aprendamos este caminho de formação da nossa fé. A nossa sociedade quer a nossa resposta de fé. Ela quer homens e mulheres de fé que saibam qual é o caminho, qual é a solução, qual é a nossa esperança”, disse o arcebispo do Cusco.

Em sua reflexão, dom Alarcón Urrutia falou sobre a importância de avaliar a própria fé e de proporcionar os meios para que ela cresça, porque “o cristão é chamado a dar testemunho de sua fé, a ser missionário, a buscar os outros para levá-los e contagiá-los com a sua própria fé”.

Confira também: