O presidente do Tribunal Supremo do Paquistão, Mian Saqib Nisar, anunciou que retomará o julgamento que definirá a libertação de Asia Bibi, mãe católica condenada sob a lei de blasfêmia no Paquistão e presa há mais de oito anos.

Nasir fez este anúncio a Saiful Malook, advogado de Asia Bibi. Segundo a agência EFE, o juiz disse “prepare-se. Vou consertar seu caso em breve e eu mesmo presidirei a corte”.

Ambos tiveram uma audiência em 21 de abril, na qual Malook pediu o restabelecimento da sua segurança pessoal, retirada na sexta-feira, 20, por ordem do juiz aos governos federal e municipal.

Nisar havia ordenado que a segurança fosse retirada das pessoas “sem título”.

Malook disse que o juiz “concordou e ordenou que o delegado (da cidade) de Punjab reestabelecesse imediatamente a minha segurança”. Naquele dia, Nisar recordou a Malook a respeito da situação de Asia Bibi e disse: “prepare-se. Vou consertar seu caso em breve e eu mesmo presidirei a corte”.

O advogado também disse à UCA News que “a família de Asia Bibi e todas as pessoas que compreendem a sua situação estão felizes com a notícia de que a sua apelação será atendida em breve”.

Em março, Asia Bibi recebeu a visita do seu esposo Ashiq e da sua filha Fisham na prisão de Multan. Ambos entregaram a ela o terço que o Papa Francisco enviou durante a audiência privada que tiveram em fevereiro.

Segundo informou a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), Asia Bibi comentou que “é a primeira vez em nove anos que me permitem ter um objeto religioso na minha cela”.

Em 2009, Asia Bibi foi condenada pelo crime de blasfêmia ao beber água de um poço, um grupo de muçulmanas disse que ela havia contaminado a água por ser cristã.

Bibi respondeu aos insultos contra a fé afirmando: “Creio na minha religião e em Jesus Cristo que morreu na Cruz pelos pecados da humanidade. O que seu profeta Maomé fez para salvar a humanidade?”.

Depois de ter sido condenada à morte, começaram uma batalha legal para salvá-la. Entretanto, os principais funcionários que trabalharam para a sua libertação, o líder católico e Ministro das Minorias Shabahz Bhatti e o governador Punjab, Saalman Taser, foram assassinados.

Em outubro de 2016, o julgamento final para a libertação da Asia Bibi foi adiado depois que um juiz se recusou intervir no caso.

Em novembro de 2017, mais de três mil muçulmanos protestaram durante vários dias nas ruas de Islamabad, capital do Paquistão, para exigir ao governo a execução da mãe católica.

Segundo a ACN, no Paquistão há mais de mil pessoas condenadas pela lei da blasfêmia.

Esta norma é inspirada na lei da sharia – lei islâmica – para castigar, inclusive com a morte, qualquer ofensa de palavra ou obra contra Alá, Maomé ou o Corão.

Confira também: