Todos os anos, milhões de pessoas cruzam as ruas de Fortaleza (CE) para celebrar a padroeira da capital cearense, Nossa Senhora da Assunção; desta vez, porém, a tradicional Caminhada com Maria, em 15 de agosto, será on-line devido à pandemia de Covid-19.

“Nosso caminhar será diferente: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!”, expressou o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em um recente artigo.

O Prelado explicou que, “usando os meios de comunicação, realizaremos uma ‘live’ coletiva, a partir de cada casa, de cada comunidade, a comunhão de toda a Família de Deus presente na cidade e em toda a arquidiocese e aberta ao mundo em seu testemunho de fé”.

“Assim rezaremos o rosário em coligação pelas mídias sociais”, acrescentou o Arcebispo, ressaltando que em breve “seremos orientados como realizar esta grande comunhão, não pela presença física na caminhada, mas pelo caminho comum da fé”.

A Caminhada com Maria surgiu em 2003, por iniciativa de Dom José Antônio, para comemorar o jubileu da Diocese do Ceará. Tornou-se um evento tradicional em Fortaleza e, em 2015, foi proclamado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A Lei Nº 13.130, que estabeleceu este título ao evento, tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

A Caminhada compreende um trajeto de cerca de 12 km, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, seguindo até a Catedral Metropolitana, no Centro da capital cearense.

Todos os anos, milhares de fiéis seguem pelas ruas de Fortaleza, junto à imagem da Virgem. Na última edição, mais de 2 milhões de pessoas participaram do evento.

Conforme explicou Dom Tosi Marques, “a cada ano, um aspecto da vida de Maria, Mãe de Jesus, é por nós recordado, para ser a motivação espiritual, para a construção da cidade, que, terrena, é o caminho para a Cidade Definitiva”.

Desse modo, o tema deste ano ser: “Maria caminha conosco no cuidado pela vida” e o “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45).

“Vivemos um tempo difícil de pandemia. O mundo inteiro está tomado por este mal que se alastra e leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra. Será tempo de desesperança?! Será tempo para o medo que congela e paralisa? A resposta de Deus foi e é: Não!”, declarou o Arcebispo.

Dom Tosi Marques assinalou ainda que “o Amor tudo venceu, tudo vence e vencerá. Por este caminho Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos leva com ela: o caminho que se inicia com um SIM dado aos planos de Deus e que culmina – e culminará – na glória do Reino de Deus definitivo”.

De acordo com o Prelado, “vivemos a hora da graça”. Assim, indicou que “nesta hora também se torna mais luminoso o Amor de Deus, aquele Amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

“Esta é a hora em que, mesmo com todas as restrições que temos que enfrentar: em nossos relacionamentos mais queridos, em nossas atividades mais significativas e até na reunião comunitária de nossa vida religiosa, nas celebrações litúrgicas em comum, no alimento espiritual dos sacramentos do Amor do Senhor; não nos faltará a presença do Deus Amor a nos envolver e fortalecer em Sua Caridade – o Espírito que nos une a Ele e entre nós, humanidade redimida”.

Além disso, destacou, “está sendo nesta mesma hora que a criatividade do amor dá aos pastores e fiéis a descoberta de diversas possibilidades de continuar a alimentar a própria vida cristã e a comunhão eclesial na vivência da Palavra de Deus, das obras de Caridade, da renúncia e sacrifícios da própria vida, unidos à Paixão do Senhor, na força de Sua Ressurreição e no dom do Seu Espírito”.

Por fim, Dom Tosi Marques disse esperar “que seja a comunhão fraterna em Cristo a nos iluminar e fortalecer no enfrentamento da situação pandêmica que vivemos. E será esta mesma a nos dar lições para o futuro de um mundo mais de acordo com o projeto amoroso de Deus, projeto de plena realização do ser humano”.

Confira também: