O devastador terremoto que atingiu Equador no último sábado causou inúmeras mortes e vítimas entre as religiosas da província costeira de Manabí.

Uma religiosa, quatro candidatas e uma jovem residente ficaram presas sob os escombros da casa da comunidade das ‘Siervas deli Hogar de la Madre’ em Praia Prieta.

Uma fonte das Siervas na Espanha informou ao Grupo ACI que um dos corpos havia sido recuperado, mas ainda tinham outras desaparecidas. Outras três irmãs desta comunidade ficaram feridas.

As três religiosas feridas nasceram na Espanha, na Irlanda e no Equador. Uma delas, Irmã Estela Morales, espanhola de 40 anos natural de Salamanca, mora no Equador há 15 anos. No terremoto, sofreu uma fratura grave e havia sido transladada a Guayaquil junto com as outras que também ficaram feridas.

 

As ‘Siervas del Hogar de la Madre’ pediram ao Grupo ACI orações por todas as vítimas. A comunidade é responsável por uma escola na costa, a qual também sofreu danos graves.

Em uma mensagem que circula em redes sociais atribuído ao Arcebispo de Portoviejo, Dom Lorenzo Voltolini, informaram que “do colégio de três andares no qual trabalhavam, somente restaram um monte de escombros. Uma irmã de Calceta (cidade do Equador) ficou sob escombros”.

O Arcebispo pediu aos sacerdotes de Manabí que organizem funerais em massa e advertiu que ainda não sabem o paradeiro de todos os presbíteros e consagrados da região.

Coleta nacional

A Conferência Episcopal Equatoriana publicou um comunicado na manhã de ontem, no qual se solidarizam com “as províncias de Manabí e Esmeraldas, que até agora parecem ser as mais afetadas, e convidamos todos para ajudar na coleta nacional em favor dos prejudicados, a fim de socorrê-los em suas necessidades mais imediatas”.

O Episcopado colocou à disposição das pessoas a Conta Corrente do Banco do Pichincha No. 3085358804 no nome da Conferência Episcopal Equatoriana, RUC 1790100219001.

Cerca de 230 pessoas morreram e 1.500 ficaram feridas devido ao terremoto de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu o norte da região costeira do Equador na noite do último sábado.

O sismo causou graves danos materiais e o Governo declarou o estado de exceção.

O terremoto, que também foi sentido em Quito, teve seu epicentro em uma região costeira entre as populações do Muisne e Pedernales, com aproximadamente 10 quilômetros de profundidade.

Confira ainda: