A presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) doou 500 mil euros (cerca de 604 mil dólares) destinados aos primeiros socorros às vítimas do terramoto de 6,2 graus que abalou a ilha de Celebes (Sulawesi), na Indonésia, onde morreram mais de 40 pessoas.

Segundo a CEI, os primeiros socorros serão prestados através da Cáritas Italiana, graças aos fundos arrecadados com as contribuições dos fiéis, as chamadas oito por mil ou 0,8% do Imposto de Renda que os cidadãos podem contribuir para a Igreja.

Em um comunicado, os bispos afirmaram que “há dezenas de vítimas, centenas de feridos e milhares que tiveram que abandonar suas casas devido ao terremoto que ocorreu a 400 quilômetros de distância, cerca de 9 horas de carro, de Palu e 8 horas de Makassar, a principal cidade da zona”.

“O saldo ainda é provisório. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido e a rede celular continua muito instável”, continuou o texto.

Os bispos italianos lamentaram que “a situação se agrave pelo fato de que a área afetada ainda é considerada uma zona vermelha devido à pandemia”.

“A Indonésia é de fato o país do Sudeste Asiático mais afetado pela COVID-19 com quase 900 mil casos e mais de 25 mil mortes. Por isso, é fundamental garantir a máxima pontualidade no atendimento às zonas mais periféricas e às comunidades mais vulneráveis. A Cáritas Indonésia já está trabalhando”, concluiu o comunicado.

Em 17 de janeiro, o Papa Francisco mais uma vez expressou suas condolências pelos mortos, feridos e afetados pelo terremoto.

“Rezo pelos falecidos, pelos feridos e por aqueles que perderam a casa e o trabalho. Que o Senhor os console e apoie os esforços daqueles que estão comprometidos em levar socorro”, disse ao concluir a oração do Ângelus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: