O Santuário Nacional de Aparecida irá acolher nos dias 15 e 16 de fevereiro a maior peregrinação organizada com devotos de todo o país, a Romaria do Terço dos Homens, para a qual são aguardados cerca de 50 mil fiéis.

Esta será a 11ª edição da Romaria que este ano tem como tema “Terço dos Homens: Não basta rezar, é preciso agir”. O encontro reúne homens de todo o país que, semanal ou mensalmente, se encontram para rezar o terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.

O ponto alto da programação ocorrerá no sábado, 16 de fevereiro, quando será celebrada a Missa campal, às 7h30, na Tribuna Papa Bento XVI, e às 13h45, quando haverá a recitação do Santo Terço no Altar Central da Basílica, seguido pela consagração dos homens a Nossa Senhora Aparecida.

Entretanto, desde o dia anterior já haverá atividades para a acolhida dos grupos. Na noite de sexta-feira, 15 de fevereiro, será celebrada Missa de abertura, às 18h e, logo após, procissão que percorrerá o Caminho do Rosário. O trecho liga a Basílica ao Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Após retornarem à Basílica, uma vigília conduzirá os romeiros da noite sexta-feira à manhã de sábado. O momento também é de acolhida àqueles que chegam ainda na madrugada de sábado, para que já sejam inseridos no clima oracional da Romaria.

Os números das últimas 10 edições da Romaria do Terço dos Homens apontam um crescimento acentuado de participantes. Em 2018 foi contabilizada a presença de 70 mil devotos que peregrinaram até Aparecida para participar do encontro.

Os grupos envolvidos na Romaria se inscreveram previamente, entretanto a participação nas atividades é aberta e gratuita a todos que estiverem presentes no Santuário Nacional.

Confira também: