O Bispo de Angers, França, Dom Jean- Louis Bruguès, O.P., denunciou esta manhã a tendência à secularização e a necessidade de apoiar àqueles que têm descoberto na Eucaristia a fonte de sua missão.

Durante sua intervenção no Sínodo dos Bispos, Dom Bruguès se referiu à secularização como “uma tendência histórica marcante e duradoura. Produziu uma mentalidade que interroga singularmente a consciência cristã”.

“O secularismo- continuou- nega toda forma de relação com o transcendente e o mundo invisível. Ao interior de nossas comunidades cristãs existe também uma autosecularização. Qual o significado da Eucaristia, ‘Pão do Céu’… , se não existir mais o Céu?”

Deste modo destacou o lugar da cultura afirmando que “é oportuno precisar o papel que tem que ter a Eucaristia na ‘nova evangelização’, mais precisamente na evangelização através da cultura”.

Finalmente exortou aos pais sinodais a “alentar os nossos jovens que têm descoberto na adoração eucarística a fonte de sua missão, no confronto com o racionalismo moderno”.