No dia 19 de agosto de 1921, há pouco mais de 100 anos, nasceu em Navarra, Espanha, o padre Luis Urriza. Ele foi ordenado sacerdote há 77 anos e hoje continua servindo a Igreja como pároco na diocese de Beaumont, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

O padre Urriza fez o noviciado em Calahorra, La Rioja, pela Ordem de Santo Agostinho, e professou os votos temporários em 1937.

Segundo a página dos agostinianos, ele estudou filosofia em Calahorra (1937-1940) e teologia entre Calahorra e El Escorial, em Madri, de 1940 a 1944, e professou seus votos solenes em 1941.

Em 1944, Urriza foi ordenado sacerdote e continuou servindo como professor em Calahorra e capelão do exército espanhol em León.

No final de 49, o padre foi enviado aos Estados Unidos. Depois de passar por Nova York e Port Arthur, chegou à cidade de Beaumont, Texas, zona petrolífera à qual chegaram muitos hispânicos, especialmente mexicanos. Morou lá entre 1952 e 1963.

Também no estado do Texas, Urriza morou em Waxahachie e San Antonio, onde esteve por 11 anos. Em 1975 deixou a pastoral paroquial para ocupar-se, durante dois anos, da difusão do “Movimento por um mundo melhor” nos Estados Unidos.

Em 1977, o padre retornou a Beaumont, à paróquia de Cristo Rei, onde é pároco até hoje. A paróquia foi fundada em 1951.

A cidade de Beaumont tem cerca de 120 mil habitantes, com uma população de 18 mil hispânicos, aproximadamente. Com a ajuda do vigário paroquial, padre Michael Minifie, o padre Luis Urriza atendeu 635 famílias, segundo a página da diocese.

Em 2009, o papa Bento XVI entregou ao padre Urriza a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice (Pela Igreja e pelo papa), prêmio concedido às pessoas que prestam um grande serviço à Igreja Católica ou ao papa.

A Cruz Pro Ecclesia et Pontifice foi instituída por Leão XIII, em 17 de julho de 1888, na celebração de seus 50 anos da sua ordenação sacerdotal.

Apesar de morar há tanto tempo nos Estados Unidos, o padre Luis só recebeu a cidadania americana em agosto de 2019, aos 98 anos. No mesmo ano, centenas de fiéis se reuniram na paróquia de Cristo Rei para celebrar os 75 anos do sacerdócio do padre Urriza.

Na ocasião, dom Curtis Guillory, agora bispo emérito de Beaumont, agradeceu ao sacerdote por “seus muitos anos de ministério no sudeste do Texas” e comentou que o padre Urriza “inspirou e motivou muitas pessoas ao longo de todo o seu ministério”.

Confira também: