Pe. Ángel Fernández Artime, Superior da Congregação dos Salesianos, enviou uma carta a toda a Família Salesiana no mundo explicando que conhecia Pe. César Fernández, assassinado em 15 de fevereiro, em Burkina Faso, e era "um homem de Deus" e com a sua morte somou-se a “tantos outros mártires da Igreja".

O superior enviou uma carta à Família Salesiana no mundo após a "notícia dolorosíssima" da morte do Irmão Antonio César Fernández, missionário na África desde 1982.

Pe. Fernández Artime afirmou que "muitos dias no ano" recebe notícias de falecimento "devido às causas naturais dos irmãos salesianos. É a lei da vida e também chegará a nós. Mas quando acontece assim, mesmo com a dor da perda, agradecemos ao Senhor por tantas vidas maravilhosas generosamente doadas no serviço aos demais”.

No entanto, explicou que "roubaram a vida” do Irmão Antonio César e a “levaram embora sem nenhum motivo".

Era um "bom homem e um homem de Deus que, como o Senhor, passou pela vida 'fazendo o bem', especialmente entre o seu amado povo africano", destacou e lembrou também que fazia poucos meses que tinham se encontrado em Burkina Faso, em sua comunidade em Ouagadougou, onde era diretor e pároco.

Segundo o superior, "Antonio César se soma a outros mártires da Igreja de hoje no mundo, alguns deles salesianos e membros da nossa Família Salesiana".

Por causa desta situação, Pe. Fernández Artime convidou todos os membros da Família Salesiana a "darem graças ao Senhor pela vida maravilhosa do nosso irmão Pe. Antonio César" e pedir-lhe "que ajude a essa sua humanidade e criação a acabar com estas ondas de violência que causam apenas danos e mortes".

"Que o bom Deus queira que esse sangue, derramado em solo africano, seja semente de cristãos, fiéis seguidores de Jesus e de jovens vocações a serviço do Reino", expressou o superior em sua carta.

Também fez um chamado a continuar "mais unidos do que nunca no serviço ao Povo de Deus e no serviço aos jovens mais pobres. O mal nunca tem a última palavra. A ressurreição do Senhor evidenciou isso para nós, e continua fazendo-se realidade mesmo na dor”. Destacou ainda que "é o Senhor que transforma e faz novas todas as coisas".

Além disso, enviou suas condolências e orações à família do missionário em Pozoblanco, na cidade de Córdoba (Espanha), e à Inspetoria da África Ocidental à qual pertencia, bem como à Inspetoria de Maria Auxiliadora na Espanha, onde Pe. César aprendeu a “amar Dom Bosco até viver como ele".

Confira também: