O subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Dirceu de Oliveira Medeiros, foi nomeado bispo da diocese de Camaçari (BA) pelo papa Francisco nesta quarta-feira, 27 de outubro. Ele substituirá no cargo dom João Carlos Petrini, que teve seu pedido de renúncia por chegar à idade limite de 75 anos aceito pelo papa.

Em mensagem dirigida à diocese de Camaçari, o bispo nomeado afirmou sua disposição em conhecer todos e caminhar na “perspectiva da corresponsabilidade”. “Lembrem-se: ninguém faz nada sozinho, preciso de vocês, vocês precisam de mim e nós necessitamos de Cristo o Bom Pastor, pois ele mesmo diz: ‘sem mim nada podeis fazer’”.

“Sigamos as intuições do papa Francisco de sermos Igreja Misericordiosa, Samaritana e em Saída. Estamos em sintonia com o Sínodo de 2023, convocado pelo Santo Padre, com o tema: ‘Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão’”, afirmou.

Padre Dirceu Medeiros saudou o agora bispo emérito, dom João Carlos Petrini e todos da diocese de Camaçari, bem como a sua diocese natal, São João Del-Rei (MG), e a CNBB. “Na CNBB, vi Deus agindo. Vi as maravilhas que o Senhor realiza na vida da Igreja no Brasil, tantos sinais de comunhão e participação”, afirmou.

Em saudação ao bispo nomeado, a presidência da CNBB desejou que “tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular” e recordou trecho da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021, celebrado em 24 de outubro, em que o pontífice afirma que “quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”.

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros é membro do clero da diocese de São João del-Rei (MG). Nasceu em 28 de março de 1973 em Barroso (MG). Em 1995, ingressou no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 2001. Na diocese de São João del-Rei, foi animador diocesano das Campanhas da Fraternidade; vigário paroquial do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del Rei, de 2002 a 2004; pároco de Nossa Senhora da Conceição em Prados, de 2004 a 2019; vigário forâneo; vigário geral; e administrador diocesano, entre 2018 e 2019. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja.  Padre Dirceu exerce a função de subsecretário adjunto geral da CNBB desde junho de 2019, residindo em Brasília (DF).

O agora bispo emérito de Camaçari, dom João Carlos Petrini nasceu em Fermo, na Itália, em 18 de novembro de 1945. Chegou ao Brasil em 1970, ainda leigo, como membro de uma equipe missionária da diocese de Fermo. Estudou Teologia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, e foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975, em sua terra natal.

De volta ao Brasil, foi nomeado responsável pela Pastoral Universitária da arquidiocese de São Paulo. Em 1989, mudou-se para Salvador (BA), foi Reitor do Seminário Propedêutico, de 1990 a 1997, e diretor do Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), de 2005 a 2009. Em 2004, foi responsável pela criação do mestrado e doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, nesta universidade.

Foi nomeado bispo auxiliar de Salvador em fevereiro de 2005, sendo ordenado em 10 de março do mesmo ano. Em 15 de dezembro de 2010, foi nomeado primeiro bispo da então criada diocese de Camaçari. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, de 2011 a 2015, e presidente do Regional Nordeste 3, de 2015 a 2019.

Em seu ministério episcopal, também participou em 2007 da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, a convite do Papa Bento XVI, e do Sínodo da Família, em 2015, como um dos representantes da CNBB. Desde 2008, é o diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, com sede em Salvador.

Em mensagem, a CNBB recordou a “contribuição” de dom Petrini “para a missão da Igreja no Brasil”, destacando a colaboração “na formação de agentes da Pastoral Universitária e sua dedicação aos estudos sobre matrimônio e família”. “Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão”, afirma a nota.

Confira também: