O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle, destacou que “os problemas e sofrimentos deste ano também nos ajudarão a concentrar-nos na mensagem de esperança do Natal”.

Em entrevista ao Vatican News, o Cardeal Tagle lembrou a importância do nascimento de Jesus como um momento de esperança e renascimento para toda a humanidade.

Ao se aproximar do Natal de 2020 em meio à emergência sanitária causada pela COVID-19, o Cardeal destacou “que, provavelmente, durante o primeiro Natal, quando Cristo nasceu, a situação não era ideal: Israel estava em condições de vida muito difíceis e, no meio de tudo isto, nasceu o Filho de Deus”, acrescentou “penso que os problemas e sofrimentos deste ano também nos ajudarão a concentrar-nos na mensagem de esperança do Natal”.

Nesta linha, o Cardeal Tagle recordou que o Natal é “Deus que vem entre nós. Nunca estaremos sós. Emmanuel: Deus conosco!" E acrescentou que " outras coisas que estão conosco desaparecerão: os investimentos, os sucessos, os presentes, o nosso dinheiro ... irão desaparecer".

“Todas estas coisas que temos associadas ao Natal poderiam desaparecer. Mas Jesus que vem entre nós, Deus conosco, estará conosco para sempre. É essa a nossa esperança”, alertou.

Além disso, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos destacou “como são criativos os cristãos de diversos lugares e de diversas gerações ao celebrar o Natal; vai-se de um país para outro e vê-se a criatividade dos cristãos”.

Nesta linha, o Cardeal Tagle indicou que "este Natal de 2020, na pandemia, chama-nos à solidariedade" e acrescentou: " Espero que sejamos criativos, que possamos encontrar formas, especialmente lembrando aos nossos irmãos e irmãs que eles têm um amigo com quem podem contar”, para o qual convidou a ações concretas de solidariedade.

“Talvez, em vez de poupar dinheiro para mim, porque não poupar dinheiro para o meu vizinho que não tem nada? Em vez de ter um banquete só para mim e para a minha família, porque não posso encomendar comida para outra pessoa também? Há muitas, muitas maneiras de as pessoas compreenderem isto: ‘Tenho um irmão, tenho uma irmã, tenho um amigo”, disse.

Da mesma forma, o Cardeal confidenciou que para o próximo ano deseja “que as pessoas tenham a força, a esperança, a fé e a alegria de tornar o novo ano mais luminoso” porque “não podemos esperar que fatores externos mudem as coisas. Talvez elas não mudarão. Mas podemos mudar as nossas perspectivas e isso tornará o novo ano mais luminoso: a nossa esperança, a nossa solidariedade, a nossa alegria”.

Finalmente, ao se dirigir aos pacientes COVID-19, e lembrando que ele próprio testou positivo para o coronavírus, o cardeal Tagle enviou uma mensagem de proximidade e observou “eles têm em mim um irmão, alguém que conhece de uma forma especial a agitação interior, a angústia, o medo” e acrescentou: “Gostaria de lhes dizer, e a todos aqueles que vão me ouvir, que podemos ser surpreendidos por algo como isto: você não espera! Portanto, como diz o Evangelho, ‘Não sabeis quando virá, quando o Senhor virá, preparai-vos’".

“Espero que todos possamos viver cada momento, cada dia da nossa vida, em paz com Deus e em paz com o nosso próximo. Não vamos adiar as boas acões que poderíamos fazer agora, pequenos gestos: um simples ato de bondade, um pequeno ato de justiça, um simples telefonema, um sorriso, uma memória, porque poderemos não ter outra oportunidade de o fazer”, finalizou o Cardeal.

Confira também: