Os sinos das Igrejas das Arquidioceses de Madri e Toledo soarão ao compasso do Gloria no próximo domingo no momento em que os 498 mártires da guerra civil espanhola sejam beatificados na Basílica de São Pedro em Roma.

Os sinos soarão às 10:00 a.m. do domingo 28 de outubro, hora prevista para a celebração de beatificação, nas "Igrejas de Madri, como a Catedral de Almudena, a Colegiata de San Isidro, São Ginés ou São Francisco o Grande entre outras", indicou em nota de imprensa a Arquidiocese de Toledo.

Por sua parte o Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, escreveu uma Exortação Pastoral pela Beatificação dos 498 mártires que será lida em todas as Missas que se oficiem na arquidiocese no domingo, em que pede que em todas as celebrações Eucarísticas se incorpore "a ação de graças por este motivo" e que se expresse que é "um dia de júbilo e de gozo" para todos com o toque dos sinos.

Que os sinos soem "em todas as Igrejas, com repiques de glória, quando forem proclamados beatos estes mártires de Jesus Cristo", manifesta o Cardeal no documento.

Depois de assinalar que "falta com freqüência essa fé confessem por parte nossa que não se complexa, nem se envergonha, nem se torna atrás", o Arcebispo de Toledo recorda que "o sinal mais acreditável da fé é o martírio" por isso "a memória dos mártires por isso nunca deve desaparecer da consciência dos cristãos".

"Devemos aprender de nossas mártires a necessidade de uma confissão pública da fé, até em meio de dificuldades e perseguições; uma fé mais martirial, mais lhe confessem, para que o mundo cria e participe do gozo dos mártires", demarca.

Dos 498 mártires 55 nasceram em Toledo; a Madri pertencem apenas três, entretanto 232 de causas foram iniciadas nesta diocese e 176 foram martirizados ali.