O Padre David Gutiérrez, Responsável General de Comunicações do CELAM, destacou que os dois eixos de trabalho para a V Conferência são a situação interna da Igreja e a necessidade que descobrem os bispos de melhorar as condições de vida dos latino-americanos.

Em entrevista concedida a ACI Digital, o sacerdote colombiano explicou que do tema da V Conferência Geral "saem dois eixos de trabalho. O primeiro, Discípulos e Missionários, que fala para o interior da Igreja. Os bispos têm muito interesse de analisar a situação interna da Igreja sobre tudo considerando que a metade de católicos do mundo provém da América Latina e que esse número está diminuindo. No Brasil esse número está diminuindo de maneira acelerada".

"E a outra –prosseguiu– é olhar a sociedade latino-americana com as dificuldades sócio econômicas, políticas, que tem. Então os bispos pela tradição mesma latino-americana darão pautas pastorais para apoiar os trabalhos de superação das pessoas. O fato de que o lema diga "para que os povos tenham vida" quer dizer que quer melhorar as condições de vida das pessoas em situações de toda índole".

O Pe. Gutiérrez também explicou que "este tema busca centrar ao cristão, ao fiel em um contexto particular e fazer com que este cristão atue. Por isso é importante o que irão falar os bispos nestes dias porque apontam diretamente a analisar a formação que está dando a católicos e o compromisso efetivo que têm".

"O que quer é renovar a fé de todos os católicos e prepará-los para que respondam a esta grande iniciativa continental. Os laicos devem estar pendentes do que vai acontecer na Conferência para que desde já se envolvam em sua diocese, nos distintos países que tanto queremos, neste continente latino-americano", afirmou à ACI Digital.

Entusiasmo generalizado

Ao comentar a visita do Papa ao Brasil, o presbítero ressaltou que "o entusiasmo que vimos aqui é muito grande tanto em São Paulo e sobretudo em Aparecida que é uma cidade pequena de 30 mil habitantes. A cidade virtualmente toda está preparada para a visita do Papa e também está pensando nos 18 dias seguintes a V Conferência".

"Há um ambiente de muita oração, de muita entrega. Eu acredito que a V Conferência vai ser um momento de graça tanto para os participantes como para os que irão seguir diretamente este evento através dos meios de comunicação", manifestou.

Para ler a entrevista completa, acesse: http://www.acidigital.com/aparecida07/entrevista6.htm