A Rádio Vaticano anunciou hoje a realização o simpósio "José de Anchieta, Apóstolo do Brasil". O evento  sucede na Embaixada do Brasil junto ao governo italiano, na Piazza Navona,em Roma.  A iniciativa é promovida pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, em parceria com o Programa Brasileiro da RV. O colóquio será presidido pelo prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, com a participação do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Entre os oradores, figuram o responsável pelo Programa Brasileiro e ex-vice-postulador da causa de canonização de Anchieta, Pe. Cesar Augusto dos Santos, que falará sobre os traços de santidade na vida do Beato; a Professora Roseli Santaella Stella, especialista em história do período da União Ibérica; e o postulador-geral da Companhia de Jesus, Pe. Anton Witwer.

Segundo o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Luiz Felipe de Seixas Corrêa, o evento tem a finalidade de reavivar a memória histórica do nosso país, passados 400 anos da morte de Anchieta.
Para o embaixador, José de Anchieta foi uma das figuras fundamentais na construção daquele que veio a ser o Brasil, por isso "ele merece a admiração e merece o reconhecimento de todos os brasileiros".

O Beato José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553, aos 19 anos, com o segundo grupo da Companhia de Jesus. Fundador de cidades e missionário, Anchieta foi gramático, poeta, autor teatral e historiador. Compôs prosa e versos em quatro línguas: português, espanhol, latim e tupi.
Ele morreu em Reretiba, hoje Anchieta (Espírito Santo) aos 63 anos. Durante o funeral, o Administrador Apostólico se referiu a ele como o Apóstolo do Brasil, título com o qual é venerado ainda hoje.
José de Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II.