O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, assinalou a importância dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para um encontro com o próximo e com Jesus.

No dia 22 de novembro, Domingo de Cristo Rei, uma comissão de jovens portugueses no Vaticano recebeu a Cruz e o ícone de Maria Salus Populis Romani, símbolos da JMJ que estiveram presentes no evento juvenil mundial realizado no Panamá em janeiro de 2019.

Durante a Missa, o Papa Francisco destacou que a entrega destes símbolos “é um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa no ano de 2023”.

Em um comunicado, Dom Ulloa destacou que “durante a preparação e na JMJ Panamá 2019”, os símbolos permitiram um encontro com os demais e com Jesus, e que, em seu percurso “pela América Central, México, Porto Rico, Cuba , Haiti, República Dominicana, Venezuela e Estados Unidos foram uma bênção muito especial para milhares de jovens nesses países”.

“A sua presença em ambientes de dor e sofrimento, como centros penitenciários e hospitais, com pessoas em situação de rua, foi um estímulo para promover a missão pastoral de uma Igreja em saída encarnada em seu povo”, acrescentou.

O Prelado assinalou que deseja que a juventude em Portugal tenha “esta profunda experiência espiritual e humana; porque no seu percurso, os símbolos permitem muitas vezes um encontro especial com Jesus Cristo”.

Dom Ulloa acrescentou que, com a apresentação do relatório, a avaliação da JMJ no Panamá e a entrega dos símbolos, o trabalho é encaminhado para a Comissão Organizadora Local da JMJ Lisboa 2023.

Devido à pandemia, o Prelado não pôde viajar a Roma, por isso na cerimônia esteve presente em sua representação o secretário executivo do Comitê Organizador Local do Panamá, Víctor Chang; a embaixadora do Panamá junto à Santa Sé, Miroslava Rosas; e um grupo de jovens panamenhos e centro-americanos.

Durante a entrega dos símbolos, Chang destacou que “é um momento muito especial; a Cruz e o ícone fizeram parte da vida da Igreja do Panamá antes, durante e depois da JMJ 2019; é um momento para recordar com gratidão tudo o que foi a JMJ nas nossas vidas”.

A Arquidiocese do Panamá preparou um vídeo especial para realizar uma “entrega virtual” dos símbolos da JMJ, no qual se recorda o percurso das imagens pelo país, “e que agora passa para os jovens de Portugal”.

Dom Ulloa indicou no vídeo que se junta à “alegria da juventude mundial pela transferência dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude para a Igreja de Portugal”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: