Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz peregrina e o ícone da Salus Populi Romani (Protetora do povo romano), irão peregrinar por países lusófonos da África neste ano.

De acordo com a Agência Ecclesia, do episcopado português, a informação foi confirmada pelos bispos participantes do XIV Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos, por meio de comunicado ao final do evento que aconteceu em Guiné-Bissau.

“Fizemos a calendarização da peregrinação dos símbolos da JMJ (Cruz e Ícone Mariano) nos países lusófonos de África entre finais de abril e novembro de 2020, que constituirá intenso momento pastoral rumo à JMJ Lisboa 2022”, assinalam os prelados.

No comunicado enviado à Agência Ecclesia, os bispos explicam que acolheram a “informação detalhada” sobre a organização da JMJ Lisboa 2022,apresentada por Dom Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa e um dos coordenadores-gerais da Jornada.

Além disso, disseram ter abordado durante o encontro aspectos com relação a presença dos jovens dos países lusófonos na JMJ, o “que se espera que seja numerosa”.

Os símbolos da JMJ serão entregues pelo Papa Francisco aos jovens portugueses no Domingo de Ramos, 5 de abril, no Vaticano.  Segundo Ecclesia, a representação portuguesa para este dia em Roma deverá contar com 200 a 300 jovens de todas as dioceses de Portugal.

Para esta ocasião, o Comitê Organizador Local da JMJ vai promover uma peregrinação a Roma entre os dias 3 de 6 de abril. As inscrições para esta peregrinação vão até o dia 27 de janeiro e informações sobre as condições da viagem e do alojamento estão disponíveis em www.jmjlisboa2022.org.

Confira também: