Mistério resolvido. O sacerdote que ajudou no resgate de uma jovem acidentada em 4 de agosto em uma rodovia de Missouri e desapareceu logo depois de rezar com o pessoal de resgate e ungir à vítima, decidiu sair à luz e se identificou como Padre Patrick Dowling, da diocese de Jefferson City.

Em declarações ao Grupo ACI, o Padre Dowling agradeceu "a Deus e aos surpreendentemente competentes resgatistas". "Agradeço-lhes por terem me recebido em uma situação tão tensa e me permitirem cumprir meu ministério como sacerdote", assinalou.

Katie Lentz ficou presa no seu antigo automóvel Mercedes, depois de bater em outro veículo que invadiu a sua pista. O motorista desse veículo foi acusado de conduzir em estado de embriaguez.

Os resgatistas tentaram tirar Lentz de seu automóvel por quase uma hora, mas seus esforços pareciam em vão. A jovem começou a perder seus sinais vitais e salvar sua vida parecia impossível. Katie, que não perdeu a consciência, pediu para rezar em voz alta e então apareceu o Padre Downling "do nada" segundo as testemunhas.

O sacerdote rezou com a jovem, administrou-lhe a unção dos enfermos e rezou com os resgatistas. Segundo os bombeiros, este momento e a presença do presbítero, deu-lhes calma e força para continuar com o resgate que terminou com êxito.

Nessa manhã, o Pe. Dowling retornava de celebrar Missa em Ewing, em substituição de um sacerdote doente, e se dirigia a sua diocese quando se encontrou com a cena do acidente.

"As autoridades estavam organizando o trânsito. Esperei até que foi possível dirigir até mais perto do ocorrido. Estacionei atrás de um grande veículo a 150 metros da cena. Pedi permissão ao oficial e me aproximei ao lugar do acidente", recordou o sacerdote.

"Absolvi e ungi a Katie, e, a pedido dela, rezava para que sua perna deixasse de doer. Então me coloquei ao lado para que passassem os membros do pessoal de resgate e o piloto que estava esperando, e rezei o terço em silêncio. Fui embora quando o helicóptero estava a ponto de decolar", adicionou.

O sacerdote ficou surpreendido com a tranquilidade dos resgatistas. "O sargento tinha tudo completamente sob controle, estava incrivelmente tranquilo. Todo mundo trabalhou harmoniosamente como um relógio suíço, apesar da natureza crítica da cena".

"Felicito os resgatistas, o pessoal da Patrulha de Estradas, a equipe do helicóptero, as enfermeiras e todos os que trabalharam tão profissionalmente. Deus abençoou o seu trabalho. Espero que o mérito seja dado àqueles que o merecem", acrescentou.

O Grupo ACI entrevistou brevemente o Pe. Dowling em 12 de agosto, e explicou que deu a Lentz a Unção dos Enfermos, assim como a absolvição.

O sacerdote assegurou que só cumpriu com os deveres normais de um sacerdote, "exceto que havia algo extraordinário na sequência dos eventos que coincidiram a tempo com a Unção".

"Havia muita gente rezando aí, muita, muita gente… e todos estavam rezando obviamente pela sua cura e sua segurança".

"Fui provavelmente parte da resposta a suas orações, eu passei por aí, dei a unção e a absolvi, (mas) não disse nenhuma outra palavra", explicou o Pe. Dowling negando ter ordenado à maquinaria funcionar ou assegurar o êxito da operação.

"Isso não veio de meus lábios, apesar de duas pessoas terem escutado", indicou.

Irlandês de nascimento, o Pe. Dowling foi ordenado sacerdote pela diocese de Jefferson City em 1982. Ele serviu em várias paróquias da diocese, assim como na América do Sul, em duas paróquias de missão em Nazca e Marcona, no Peru.

O Padre Dowling atualmente serve na pastoral penitenciária, e trabalha com a população de fala espanhola da Diocese de Jefferson City.