Na mensagem enviada pelo papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada a nível diocesano em 21 de novembro de 2021, domingo de Cristo Rei, o pontífice encorajou os jovens a serem testemunhas de Cristo, como são Paulo, e deu sete conselhos.

Francisco afirmou que, “ao abraçar a vida nova que nos é dada no Batismo, recebemos também uma missão do Senhor: ´Serás minha testemunha!`”.

Segundo o papa, trata-se de “uma missão que pede a nossa dedicação e faz mudar a vida.”

“O convite de Cristo a Paulo é dirigido a cada um e cada uma de vós, jovens”, disse o papa. “Também tu podes ser testemunha das obras que Jesus começou a realizar em ti”.

Em seguida, ele deu sete conselhos aos jovens do mundo:

1. “Levanta-te! Não podes ficar por terra a ´lamentar-te com pena de ti mesmo`; há uma missão que te espera!”

2. “Levanta-te e testemunha a tua experiência de cego que encontrou a luz, viu o bem e a beleza de Deus em si mesmo, nos outros e na comunhão da Igreja que vence toda a solidão”.

3. “Levanta-te e testemunha o amor e o respeito que se podem estabelecer nas relações humanas, na vida familiar, no diálogo entre pais e filhos, entre jovens e idosos”.

4. “Levanta-te e defende a justiça social, a verdade e a retidão, os direitos humanos, os perseguidos, os pobres e vulneráveis, aqueles que não têm voz na sociedade, os imigrantes”.

5. “Levanta-te e testemunha o novo olhar que te faz ver a criação com olhos cheios de maravilha, te faz reconhecer a Terra como a nossa casa comum e te dá a coragem de defender a ecologia integral”.

6. “Levanta-te e testemunha que as existências fracassadas podem ser reconstruídas, as pessoas já mortas no espírito podem ressuscitar, as pessoas escravizadas podem voltar a ser livres, os corações oprimidos pela tristeza podem reencontrar a esperança”.

7. “Levanta-te e testemunha com alegria que Cristo vive! Espalha a sua mensagem de amor e salvação entre os teus coetâneos, na escola, na universidade, no trabalho, no mundo digital, por todo o lado”.

Para ler o texto completo da mensagem do papa Francisco, clique AQUI.

Confira também: