O seminarista Rafael Cruz Dévora, preso na madrugada da segunda-feira, dia 12, na cidade de Matanzas, em Cuba, foi libertado ontem.

O padre Rolando Montes de Oca, da arquidiocese de Camagüey, informou à ACI Prensa que o bispo de Matanzas, dom Manuel Hilario de Céspedes, intercedeu pela liberdade do seminarista, que levou uma “multa pelo delito de desordem pública”.

“Ele está bem, mas obviamente está cansado”, acrescentou.

No dia 11 de julho, milhares de pessoas saíram às ruas de Cuba pedindo liberdade, o fim da ditadura e mudanças para tirar o país da crise em que se encontra, agravada pela pandemia. Foi a maior manifestação em 62 anos, desde que Fidel Castro tomou o poder.

No domingo, Díaz-Canel convocou seus partidários a sair também às ruas para opor-se aos manifestantes. Forças da polícia e agentes vestidos como civis prenderam centenas de pessoas, muitas delas de forma violenta.

Rafael Cruz, de 26 anos, pertence ao seminário de Havana. No dia 11 de julho, ele esteve entre 15 a 20 minutos nas manifestações “pedido às pessoas que se entendessem” e “que as autoridades não reprimissem com violência, respeitando o direito à manifestação”, disse o padre Montes de Oca. No dia seguinte foi preso na casa de seus pais, onde estava de visita.

Confira também: