A Conferência Episcopal Colombiana (CEC), anunciou a realização da Semana pela Paz, de 3 a 10 de setembro, sob o lema "Pela Paz: Justiça Social e Reconciliação".

O evento foi apresentado pelo Presidente da CEC, Dom. Luis Augusto Castro Quiroga; e pelo Diretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS), Dom Héctor Fabio Henao.

Esta Semana pela Paz está dirigida a "todos os setores e forças vivas do país: meios de comunicação, setor empresarial, grêmios econômicos, empresas e instituições do Estado e a sociedade civil". O objetivo é "persistir na implementação de novas estratégias de sensibilização, formação e mobilização" que animem todos os colombianos a comprometer-se "com o caminho da paz".

Por outro lado, com respeito à necessidade de chegar a um acordo humanitário que permita liberar as pessoas seqüestradas pelas FARC, Dom Henao pediu ao Governo e à guerrilha recorrer ao Direito Internacional Humanitário (DIH), estabelecido nos Convênios de Genebra, e que contempla "acordos especiais".

Indicou que dentro do DIH existe a possibilidade dos "acordos especiais" por exemplo, "para a libertação de pessoas seqüestradas". Assinalou que este proíbe envolver acivis no conflito interno, recrutar menores de idade, e exige o respeito às missões médicas.