O arcebispo de São Francisco, nos Estados Unidos, dom Salvatore Cordileone, instituiu a celebração de uma missa tradicional em latim, uma vez por mês, na catedral de Santa Maria da Assunção.

A missa tradicional mensal será celebrada cada primeira quarta-feira do mês, às 3h da tarde. Será “uma hora favorável para essa missa, recordando o momento em que nosso Senhor Jesus Cristo morreu para nos salvar da morte e do pecado”, disse Maggie Gallagher, diretora executiva do Instituto Bento XVI para o Culto Divino e a Música Sacra, em 1º de agosto.

A primeira destas missas será na quarta-feira, 4 de agosto, dia de são Domingos, e será celebrada no rito dominicano.

Dom Cordileone decidiu instituir esta missa mensal em resposta “aos pedidos dos fiéis e da massiva resposta à primeira missa em latim em julho”.

O anúncio do arcebispo, permitindo a celebração da missa tradicional em latim em sua arquidiocese, ocorreu pouco depois que ele autorizou a continuidade do rito tridentino como parte da sua proposta diante do que foi estabelecido no motu proprio Traditionis custodes, do papa Francisco, publicado em 16 de julho.

O papa estabeleceu que o bispo é quem dá ou não autorização aos sacerdotes que queiram celebrar a missa tradicional em latim, ou missa tridentina, além de dizer onde e quando poderão ser realizadas as celebrações, desde que não seja em uma igreja paroquial.

Em declarações à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, em 16 de julho, dom Cordileone disse que “a missa é um milagre em qualquer forma: Cristo vem a nós em sua carne sob a aparência de pão e vinho. A unidade em Cristo é o que importa. Então, a missa tradicional em latim continuará sendo possível na arquidiocese de São Francisco em resposta às legítimas necessidades e desejos dos fiéis”.

Gallagher contou que, na sexta-feira passada, o arcebispo dirigiu a oração das ladainhas de reparação pelos abusos contra a Eucaristia junto a centenas de fiéis. Ela também ressaltou que o prelado pediu a todos os fiéis que rezem pelos bispos nos Estados Unidos, “para que o Espírito de Deus lhes dê a sabedoria para discernir como reviver a reverência católica diante da santa Eucaristia”.

Em uma declaração em maio, dom Cordileone disse que “aqueles que não desejam emitir um documento sobre a coerência eucarística devem estar abertos a discutir o assunto objetiva e justamente com seus irmãos bispos, em vez de tentar dilatar o processo”.

A declaração foi dada no marco da decisão, que os bispos dos Estados Unidos tomaram em junho, a favor de emitir um documento sobre a coerência eucarística e a dignidade para receber a Comunhão.

Gallagher também convidou a todos para que, no próximo dia 27 de agosto, rezem as ladainhas de reparação com o arcebispo de São Francisco.

Confira também: