O Santuário de Fátima em Portugal informou que “associa-se ao santo Rosário” do Papa Francisco, a partir das 16h30 locais, deste sábado, que terá como principal intenção o fim da pandemia de Covid19, causada pelo novo coronavírus.

Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, do Episcopado Português, o Santuário de Fátima informa que o seu “Reitor, padre Carlos Cabecinhas, junta-se em oração ao Santo Padre e ao mundo inteiro” a partir da Capelinha das Aparições, a pequena igreja erguida no exato lugar em que os pastores tiveram a visão de Nossa Senhora ao 13 de maio de 1917.

A oração mundial do Rosário pelas vítimas da pandemia Covid-19 vai ser presidida pelo Papa Francisco, desde a Gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, às 17h30 (hora local) correspondendo às 12h30, no horário de Brasília.

Além do Santuário de Fátima, vão estar unidos ao Papa vários santuários marianos. Entre eles o de Lourdes (França), Luján (Argentina), Guadalupe (México), Elele (Nigéria), San Giovanni Rotondo e Pompeia (Itália) ou o da Imaculada Conceição em Washington (EUA).

Conforme relata a nota da agência ECCLESIA, a iniciativa partiu do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, cujo presidente, Dom Rino Fisichella, enviou uma carta aos reitores dos santuários pedindo que participem na recitação do Rosário, de acordo com as medidas locais de saúde.

“À luz da situação de emergência causada pela pandemia do coronavírus, que provocou a interrupção da atividade normal de todos os santuários e a interrupção de todas as peregrinações, o Papa Francisco deseja expressar um gesto de proximidade a cada um de vós com a oração do Santo Rosário”, dizia o texto divulgado pelo Vaticano.

Os devotos que quiserem acompanhar a transmissão do Santuário de Fátima poderão acessar o canal youtube no do Santuário ou fazê-lo através do site em www.fatima.pt e o das 21h30.

Segundo informa o Santuário português, com a retomada das celebrações com a presença de peregrinos o Santuário de Fátima lançou um apelo “a todos os que se deslocam à Cova da Iria que o façam em segurança respeitando todas as orientações indicadas nos diferentes espaços e que passam, entre outros, pela observância da distância física entre peregrinos, o uso de máscara nos espaços fechados, a frequente higienização das mãos e a manutenção da etiqueta respiratória”.

“Com a entrada em vigor do horário de verão e a articulação com as medidas de desconfinamento, decretadas pelas autoridades eclesiásticas e de saúde, as principais celebrações do Santuário- Missas e Terços- decorrerão na Basílica da Santíssima Trindade, Recinto de Oração e Capelinha das Aparições”, informou também o site do Santuário de Fátima.

Confira: