O Santuário de Fátima, em Portugal, iniciou na segunda-feira um itinerário online de preparação para a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, que acontecerá na sexta-feira, 25 de março. A preparação conta com quatro vídeos sobre os atos de consagração mais relevantes e que sublinham a ligação entre a mensagem de Fátima e os papas, além de um tríduo de meditação e oração.

A preparação on-line começou na segunda-feira, 21, com a divulgação do primeiro vídeo sobre o Imaculado Coração de Maria na mensagem de Fátima. Hoje, o tema do vídeo foi sobre Pio XII e a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Amanhã, será a vez de recordar Paulo VI e a consagração ao Imaculado Coração de Maria e, na quinta-feira, João Paulo II e a consagração ao Imaculado Coração de Maria.

Os vídeos são divulgados diariamente às 10h45 e às 18h15 (7h45 e 15h15, no horário de Brasília). São apresentados por irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia, a quem Nossa Senhora confiou o pedido de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Outra iniciativa do santuário em preparação para a consagração da Rússia e da Ucrânia é um podcast em três passos, intitulado “Abre as tuas mãos à Paz”. Começou a ser publicado hoje e segue até quinta-feira. O podcast propõe um “tríduo de meditação e oração sobre o Imaculado Coração de Maria, a consagração e a paz”, proporcionando uma “preparação interior” num momento “particularmente importante na história do conflito em curso”. Ficará disponível site do santuário, no seu Facebook e nas plataformas Itunes e Spotify.

Na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, haverá uma vigília jovem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na sexta-feira, 25 de março, a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria será celebrada pelo papa Francisco na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h (13h no horário de Brasília). Simultaneamente, a mesma celebração acontecerá no santuário de Fátima, presidida pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício e enviado especial do papa. A celebração terá transmissão ao vivo no site do santuário, no youtube e no facebook.

Confira também: