No contexto das celebrações do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima promove entre os dias 24 e 26 de junho o Simpósio Teológico-Pastoral sobre o dom da vida, centrado no tema do Ano Pastoral em curso no Santuário, explicitando-o deste modo: “’Eu vim para que tenham vida’. A vida que brota de Deus no acontecer da História”.

Ao longo de dois dias e meio, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o objetivo será refletir sobre as dimensões fundamentais da “vida em plenitude” que o acontecimento cristão possibilita como dom, experiência, promessa a realizar e esperança a cumprir.

Serão abordadas três perspectivas de orientação temática: a vida “recebida”, “celebrada” e “doada”. Assim, o Simpósio vai refletir, antes de mais, sobre o dom da vida nova que o Evangelho de Jesus sinaliza e oferece e que a ação do seu Espírito atualiza em cada época e em cada lugar, ao mesmo tempo que se sublinha a tarefa de construção humana necessariamente envolvida no acolhimento desse dom.

“Neste contexto – assinala o site do Santuário –, o cuidado da vida aparece como exigência evangélica que pede a resposta da liberdade humana”.

No segundo momento, a reflexão acerca da vida “celebrada” irá analisar o sentido existencial inerente à celebração cristã, descobrindo elementos que fazem emergir o que é a vida em toda a sua profundidade.

A questão da misericórdia também será tratada na perspectiva da entrega e da doação. “A vida, ao enraizar-se no amor misericordioso de Deus, traduz-se na doação aos outros, de forma gratuita”, sublinha a página.

Será abordada ainda a realidade humana a partir da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, em um enfoque à ecologia integral e ao cuidado da vida a partir das suas vulnerabilidades.

A abertura e encerramento do Simpósio contará com a presença do bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, do reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, e do presidente do Simpósio, José Eduardo Borges de Pinho.

Entre os conferencistas estão nomes conceituados da Teologia e das Ciências Sociais e Humanas, de relevo nacional e internacional, de entre os quais se destacam Crispino Valenziano, Bernard Pottier, Francesc Torralba, Sean O´Malley, Cettina Militello, Joaquim Teixeira, Alexandre Palma, Bernardo Corrêa d’Almeida, José Pedro Angélico, João Alberto Correia, Miguel Almeida e Pedro Valinho Gomes.

Confira também: