Diante dos incêndios que têm afetado Portugal nas últimas semanas, o Santuário de Fátima se uniu ao auxílio às vítimas e disponibilizou uma doação imediata de 50 mil euros. O Bispo de Leiria—Fátima, Dom António Marto, também fez um apelo para que os fiéis ajudem a campanha lançada pela Cáritas Portuguesa a fim de arrecadar donativos para os atingidos.

“O Santuário adere de alma e coração a esta campanha, desde já, oferecendo um donativo de 50 mil euros e não fechando as portas à possibilidade de um outro donativo porventura necessário”, declarou o Bispo de Leiria-Fátima na sexta-feira, durante coletiva de imprensa de apresentação da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que ocorreu nos dias 12 e 13.

O Prelado, indica o site do Santuário, deixou também “um apelo à responsabilidade dos políticos, em ordem à implementação de políticas eficazes para que não se fique só pelas palavras e pelas boas intenções”.

Dom Marto estendeu ainda o seu apela à sociedade civil, que “terá de ter sempre presente que o nosso planeta é a nossa casa comum e com o empobrecimento provocado pelos incêndios todos ficamos mais pobres”.

O Bispo salientou que “a sociedade civil procura corresponder, os governos dão algum apoio, e vai-se remediando, mas não se vai às causas nem à raiz da precaução”. “Neste caso – acrescentou –, o melhor ataque é a defesa, neste sentido da defesa do patrimônio”.

Em seguida, Dom Marto apontou para a necessidade de “uma cultura de prevenção em toda a sociedade civil”, levando em consideração “a salvaguarda da casa comum”.

O envio desta ajuda com carácter de urgência se soma a outras ações “regulares e permanentes que o Santuário tem procurado desenvolver no âmbito da ação sócio-caritativa”, explicou o reitor, Pe. Carlos Cabecinhas.

Na quinta-feira, 11, o Bispo de Leiria-Fátima já havia manifestado a solidariedade “a todas as vítimas dos incêndios que têm assolado o país, deixando-o em aflição e mais pobre”.

Em um comunicado enviado a todos os párocos e assinado pelo vigário geral, Padre Jorge Guarda, fez um apelo “à generosidade no apoio às famílias que perderam muitos bens ou ficaram mesmo desalojadas, especialmente na [ilha da] Madeira”.

Nesse sentido, reforçou o pedido para ajudar na campanha ‘Cáritas ajuda a Madeira’, lançada pela Cáritas Portuguesa.

Segundo a instituição, “a dimensão dantesca que os incêndios atingiram nas últimas horas, em especial na cidade do Funchal, exige gestos concretos que não se podem esgotar em declarações avulsas de responsáveis políticos, mas que terão de ser, isso sim, uma demonstração inequívoca de solidariedade nacional, de que nos preocupamos efetivamente uns com os outros”.

Durante vários dias, Portugal foi atingida por uma série de incêndios, especialmente no norte do país e na ilha turística da Madeira, onde mais de metade da reserva ecológica da cidade de Funchal foi queimada. Na Madeira, 4 pessoas morreram, cerca de 300 ficaram feridas e milhares foram obrigadas a deixar suas casas.

Para saber mais sobre a campanha da Cáritas Portuguesa, acesse o site oficial.

Confira também: