Conforme estabelecido pelo Papa Francisco, no dia 1º de setembro será celebrado o segundo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Atendendo também as orientações do bispo local, o Santuário de Fátima rezará por esta intenção no início do próximo mês.

Foi pedido aos bispos que assinalassem esta data em suas dioceses e que, entre os dias 1º e 4 de setembro, promovam iniciativas de oração pelo cuidado da criação.

Nesse sentido, o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, solicitou que o Santuário de Fátima tenha presente este pedido e intenção. Por isso, tal propósito estará particularmente presente nas celebrações do santuário nesses dias.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi estabelecido pelo Papa Francisco no ano passado, a ser realizado a cada 1º de setembro, como já acontecia na Igreja Ortodoxa.

O Pontífice pretende que este dia ofereça “a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de protetores da criação, elevando a Deus uma ação de graças pela maravilhosa obra que Ele confiou a nosso cuidado”, explicou em uma carta ao Cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e ao Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

“Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós”, explicou o Papa.

Esta preocupação de Francisco pelo cuidado da criação já havia sido manifestada no início de seu pontificado. Na Missa que presidiu em 19 de março de 2013, o Pontífice pediu a todos os que ocupam cargos de responsabilidade no âmbito econômico, político e social e a todos os homens e mulheres de boa vontade para serem guardiões da criação.

“A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos”, disse na ocasião.

Confira também: