No ano em que foi comemorado o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, o Santuário dedicado à padroeira do Brasil bateu recorde de movimentação, registrando cerca de 13 milhões de fiéis que o visitaram.

Para o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, “sem dúvida, a celebração do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida fez com que este número fosse alcançado”.

“Muitos romeiros falavam conosco que vinham para celebrar este momento marcante para a Igreja no Brasil”, acrescentou.

A data que registrou o maior número de peregrinos foi o dia a padroeira, 12 de outubro, quando 177 mil pessoas passaram pelo templo.

Segundo o Santuário, a grande afluência seguiu nos fins de semana de novembro, quando, por três domingos seguidos, mais de 160 mil pessoas visitaram o local. Entretanto, o mês mais movimentado foi dezembro, com grande fluxo de fiéis também no meio da semana.

Ainda de acordo com esses dados, o segundo semestre de 2017 foi o período em que foi contabilizada mais de 60% da cifra anual de pessoas que visitaram este que é o maior santuário mariano do mundo.

Por outro lato, os meses de menor movimentação foram fevereiro e março. Porém, mesmo assim, registraram um fluxo de fiéis maior do que no ano anterior.

Esses dados, segundo o Santuário, também se refletiram nas redes sociais e, no Instagram, a Casa da Mãe Aparecida – como é carinhosamente chamada pelos devotos – foi a sétima localização brasileira mais publicada em 2017.

Além disso, dados do Ministério do Turismo indicam que o número de peregrinos registrados em Aparecida equivale a 72% do total de brasileiros que realizam turismo religioso. Os outros 28% são divididos em 340 destinos de todo o país.

Dessa forma, o Santuário Nacional de Aparecida é o segundo santuário mariano que recebe o maior número de peregrinos por ano, ficando atrás apenas de Guadalupe, que acolhe cerca de 20 milhões de pessoas anualmente.

Confira também: