Em mais uma edição da Romaria do Terço dos Homens, no sábado, 18 de fevereiro, o Santuário Nacional de Aparecida espera, neste ano, superar o recorde registrado em 2016, acolhendo mais de 50 mil peregrinos de todo o Brasil.

“A Basílica já ficou pequena para acolher tantos homens rezando juntos. É a expressão do grande amor de Deus e do carinho da Nossa Senhora pelas famílias e por todos nós”, afirmou o Irmão João Batista de Viveiros, Missionário Redentorista responsável pela animação da Romaria Nacional do Terço dos Homens.

As inscrições para o evento seguem até o dia 15 de fevereiro e já há mais de 50 mil inscritos. Entretanto, conforme ressaltou o Santuário de Aparecida, não é necessário fazer a inscrição para participar da Romaria, pois esta contará apenas para que os grupos concorram a alguns brindes.

Nesse sentido, levando em consideração que ainda há aqueles que participam sem se inscrever, a expectativa é superar os 50 mil peregrinos.

Esta será a nona edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, que congrega todos os anos centenas de comunidades de todas as regiões do país. São grupos que, de forma semanal ou mensal, se reúnem para rezar o terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.

O ponto alto da programação desta Romaria será no sábado, 18, com a recitação do Santo Terço no Altar Central da Basílica, aos pés da Imagem de Nossa Senhora.

Entretanto, desde o dia anterior já há atividades para a acolhida dos grupos. Após a Missa de abertura, às 18h da sexta-feira, 17 de fevereiro, uma procissão percorrerá os quase três quilômetros que distanciam a Basílica do Porto Itaguassu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e onde os Homens do Terço terão um pequeno momento de reflexão.

Sobre a simbologia deste momento, o reitor do Santuário, Padre João Batista de Almeida, ressaltou que “João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, os pescadores que encontraram a Imagem em 1717 não eram do Terço dos Homens, mas com certeza foram os primeiros homens que rezaram diante daquela pequena Imagem”.

Ainda na noite de sexta-feira, terá início uma vigília, para que aqueles que chegarem ainda na madrugada de sábado sejam inseridos no clima oracional da Romaria. Na manhã de sábado, será meditado o tema deste ano, “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.

As inscrições, detalhes da programação e materiais de divulgação podem ser acessados em www.a12.com/tercodoshomens.

Confira também: