Por mais um ano consecutivo, o Santuário Nacional de Aparecida será a casa do movimento do Terço dos Homens, de 14 a 16 de fevereiro, por ocasião da XI Romaria Nacional, para a qual são esperados dezenas de milhares de participantes de todo o Brasil.

Anualmente, a Romaria Nacional do terço dos Homens é a maior que chega à Casa da Mãe Aparecida. Em 2019, foi contabilizada a participação de 78 mil romeiros de todas as regiões do país.

“Você será cheio de graça e a sua presença vai enriquecer muito mais esta Romaria. Quanto mais estivermos juntos, tanto mais evangelizaremos todo o Brasil e, por que não, a América Latina e até o mundo”, afirmou o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, em um vídeo no qual convida à participação na Romaria.

“Você voltará para casa alegre, cheio de graça e com a vontade de perseverar no Terço dos Homens”, completou o Prelado.

Neste ano, a Romaria Nacional terá como tema “Terço dos Homens: Fonte de todas as graças” e o lema “Confiantes como Maria” e terá sua programação estendida para três dias, e não mais dois como nas edições anteriores.

A programação terá início na sexta-feira, 14, com a Missa de Abertura celebrada no Altar Central da Basílica Nova, às 20h. Logo após, uma Procissão Luminosa seguirá pela Passarela até a Basílica Velha, onde acontecerá uma adoração campal ao Santíssimo Sacramento.

Uma vigília reunirá os grupos neste local até meia-noite e, depois, terá início outra vigília que durará ao longo de toda a noite na Capela do Santíssimo do Santuário Nacional.

Já no sábado, 15, as atividades começam com a Missa Solena, às 7h30. Por conta do grande número de romeiros, a celebração acontecerá do lado externo da Basílica Nova, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Mais tarde, às 13h, os homens do terço se reunirão no Altar Central da Basílica, onde testemunharão suas vivências de fé a partir da oração do Rosário. O momento prepara os participantes para a oração do Terço Solene, às 13h45, no mesmo local, que é seguida pela tradicional Consagração à Nossa Senhora Aparecida, às 15h.

Na noite desse mesmo dia, às 19h, uma Procissão Luminosa vai percorrer os pátios da Basílica, saindo da Tribuna Papa Bento XVI, em direção à Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. No local, acontecerá um show, às 20h, com a participação da cantora Mariângela Zan e dos padres Antônio Maria, Camilo Júnior e Reginaldo Carreira.

No domingo, 16, haverá um momento de formação, às 6h45, no Altar Central, como preparação dos fiéis para a Missa de Encerramento, que será celebrada no interior da Basílica Nacional, às 8h.

Em seguida, às 9h, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, o programa Terra da Padroeira será transmitido ao vivo pela TV Aparecida, com programação especialmente dedicada aos homens do terço.

Além de toda a programação estendida, neste ano, a Romaria Nacional do Terço dos Homens também está promovendo um gesto concreto, ao convidar os participantes a doar alimentos não perecíveis, que beneficiarão 15 obras sociais que recebem auxílio da Arquidiocese de Aparecida.

“A coordenação do Terço dos Homens, há alguns anos, tem afirmado que não basta rezar, é preciso agir. E a ação solidária é uma forma de darmos nossa contribuição concreta de amor aos mais necessitados”, destaca Irmão João Batista de Viveiros, um dos animadores e articuladores da Romaria.

Confira também: