Depois da reza do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI expressou sua vizinhança e solidariedade com os países afetados na zona do Caribe e Estados Unidos pela passagem dos furacões durante as últimas semanas.

Logo da reza da oração mariana, o Santo Padre lembrou que nos últimos dias alguns países do Caribe, "em particular Haiti, Cuba, República Dominicana e o sul dos Estados Unidos da América –especialmente Texas– foram duramente golpeados por violentos ciclones. Quero novamente assegurar a todas estas queridas populações minha especial lembrança na oração".

Deste modo o Pontífice alentou a que "chegue prontamente o socorro às zonas mais afetadas. Queira o Senhor que ao menos nestas circunstâncias, a solidariedade e a fraternidade prevaleçam sobre qualquer outra atitude".

Bento XVI também fez um chamado a que na próxima 63º Assembléia Geral da ONU que começa em 25 de setembro, os líderes do mundo se empenhem para "tomar e aplicar com valor as medidas necessárias para erradicar a pobreza extrema, a fome, a ignorância e o flagelo das pandemias, que afetam sobre tudo aos povos mais vulneráveis.

"Tal tipo de esforço, –disse o Papa– necessária nestes momentos de dificuldade econômica mundial de particular sacrifício, não deixará de produzir importantes benefícios para o desenvolvimento das nações que necessitam ajuda estrangeira para obter a paz ou o bem-estar de todo o planeta".