A Santa Sé divulgou hoje (28) o programa da viagem do papa Francisco ao Bahrein, que será de 3 a 6 de novembro. É a primeira vez que um papa visita o país que tem 1,2 milhão de habitantes, quase 70% muçulmanos. Menos de 15% são cristãos.

Esta será a 39ª viagem apostólica do papa Francisco.

Francisco deixará Roma às 9h40 (horário local) na quinta-feira (3), com destino a Awali, no Bahrein, onde chegará às 16h45 (horário local).

Após um voo de cinco horas, o papa Francisco aterrissará na base aérea de Sakhir, onde acontecerá a recepção oficial.

Mais tarde, às 17h30 (hora local), fará uma visita de cortesia ao rei no Palácio Real de Sakhir.

Em seguida, haverá uma cerimônia de boas-vindas, na qual estarão presentes mil pessoas. O papa terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, aos quais em que fará o seu primeiro discurso.

O papa Francisco se seguirá às 19h para a residência no Palácio Sakhir, onde ficará durante toda a viagem.

4 de novembro

No dia seguinte, sexta-feira (4), o papa Francisco celebrará a missa em privado às 7h30.

Em seguida, participará do "Fórum do Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana", que acontecerá no Palácio Real de Sakhir, na Praça Al-Fida.

Posteriormente, o papa será recebido pelo rei e pelo Grande Imã de al-Azhar. Juntos, eles irão ao jardim para o plantio de uma "Árvore da Paz".

O papa Francisco fará, então, seu segundo discurso. Às 11h, retornará à sua residência, onde se encontrará em particular com o Grande Imã de al-Azhar, às 16h. Por fim, visitará a mesquita onde terá um encontro com membros do Conselho de Anciãos Muçulmanos, onde também fará um discurso.

Mais tarde, seguirá para a catedral de Nossa Senhora da Arábia, onde haverá um encontro ecumênico e oração pela paz, às 17h45. Após o discurso do papa, o ato será concluído com o canto da Oração pela Paz, de são Francisco.

5 de novembro

No sábado (5), o papa Francisco celebrará uma missa pela paz e a justiça no Estádio Nacional do Bahrein, às 8h30.

Terminada a missa, terá um encontro com os jovens, às 17h, no Colégio do Sagrado Coração.

6 de novembro

No último dia de sua viagem apostólica, o papa Francisco participará de um encontro de oração em Manama, capital do Bahrein, às 9h30.

Além disso, rezará o Ângelus junto com bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na igreja do Sagrado Coração, a primeira igreja católica em toda a região do Golfo do Bahrein.

Por fim, antes de seguir para o aeroporto, fará uma visita privada à catedral e chegará à Base Aérea de Sakhir às 12h30.

Mais em

Às 13h deixará o Bahrein e seguirá para o Aeroporto Fiumicino de Roma, onde chegará às 16h35.

Confira também: