Esta quinta-feira foi publicado o programa da peregrinação do Papa Francisco à Terra Santa com motivo do 50º aniversário do encontro em Jerusalém entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras e que terá lugar do 24 aos 26 de maio.

O Papa sairá no dia 24 de maio do aeroporto de Fiumicino (Roma) às 08:15h e chegará a Amã (Jordânia) às 13:15h. Depois da cerimônia de boas-vindas no aeroporto Rainha Alia, se translada ao Palácio Real Al-Husseini onde será recebido pelo rei Abdalá II e a Rainha Rania e pronunciará um discurso ante as autoridades do reino da Jordânia.

Às 16:00h celebrará uma Missa no Estádio Internacional de Amã e às 19:00h visitará o lugar do batismo de Jesus em Betânia no rio Jordão. Pouco depois terá um encontro na igreja latina desse lugar com os refugiados e jovens portadores de deficiência física.

No domingo 25, às 8:15h, se despedirá da Jordânia para dirigir-se em helicóptero a Belém. No palácio presidencial, depois de saudar o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, pronunciará um discurso ante as autoridades palestinas. Às 11:00h celebrará Missa e rezará o Angelus na Praça do Presépio em Belém.

O Santo Padre almoçará com diversas famílias palestinas no convento franciscano de Casa Nova e às 15:00h visitará de forma privada a Gruta da Natividade. Depois terá um momento com as crianças dos campos de refugiados de Dheisheh, Aida e Beit Jibrin e, às 15:45h, deixará a Palestina para viajar de helicóptero ao aeroporto internacional Ben Gurion de Tel Aviv (Israel), onde chegará às 16:30h.

Depois da cerimônia de boas-vindas viaja de helicóptero a Jerusalém, onde às 18:15h na delegação apostólica se encontrará de forma privada com o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I para assinar uma declaração conjunta. Às 19:00h na Basílica do Santo Sepulcro haverá um encontro ecumênico com motivo do 50º aniversário do encontro em Jerusalém entre Paulo VI com o Patriarca Atenágoras. Logo haverá um jantar com os patriarcas e bispos e com a comitiva papal no Patriarcado Latino de Jerusalém.

Na segunda-feira 26 às 08:15h o Papa visitará o grão Mufti de Jerusalém no edifício do Grande Conselho na Esplanada das Mesquitas e pronunciará um discurso. Depois irá ao Muro Ocidental e dali ao Monte Herzi onde depositará uma coroa de flores. Às 10:00 visitará o Memorial de Yad Vashem em Jerusalém e pronunciará um discurso. Às 10:45h fará uma visita de cortesia aos dois Grandes Rabinos do Israel no Centro Heichal Schlomo, perto da Grande Sinagoga de Jerusalém.

Esse mesmo dia, às 11:45h irá ao Palácio Presidencial onde encontrará em visita de cortesia o presidente de Estado de Israel, Simon Peres. Às 13:00h, no Centro de Nossa Senhora de Jerusalém terá uma audiência privada com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Às 15:30h se encontrará com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, em uma reunião privada, no Monte das Oliveiras, perto da igreja ortodoxa dos Viri Galileai.

Às 16:00 na igreja de Getsêmani, ao lado do Horto das Oliveiras, falará um discurso a sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas. Às 17:20h celebrará uma Missa com os Ordinários de Terra Santa e a comitiva papal na sala do Cenáculo em Jerusalém. Às 19:30h se transladará em helicóptero ao heliporto de Monte Scopus e dali ao aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv, onde se despedirá do Estado de Israel para empreender às 20:15h o vôo de volta a Roma onde aterrissará às 23:00h (horário local).