A Santa Sé assinou hoje (14) o novo "Acordo entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão" na sede do Ministério das Relações Exteriores na capital Nur-Sultan, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

O novo acordo “pretende implementar de forma mais ampla o art. 2 do acordo bilateral de 1998” para facilitar “a concessão dos vistos e das permissões de estadia ao pessoal eclesiástico e religioso proveniente do estrangeiro e empenhado no cuidado pastoral dos fiéis católicos no Cazaquistão”.

Pela Santa Sé assinou dom Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e as Organizações Internacionais e, pela República do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores

"Composto por um Preâmbulo e por oito parágrafos, o documento consolida ainda mais os laços de amizade e colaboração já existentes entre as duas Partes", diz a nota oficial.

O acordo entrará em vigor após “a troca dos instrumentos de ratificação”.

O presidente da Conferência Episcopal do Cazaquistão, dom José Luis Mumbiela Sierra, disse em recente entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “quando se cria uma boa base de convivência, é um campo precioso para poder realizar a evangelização mais explícita do Evangelho, mas devemos criar esses laços de paz, esses desejos de unidade, para a fraternidade. Esse é o prelúdio para abrir o coração a Cristo. Ver o outro como irmão e não como inimigo”.

Dom José Luis disse que alguns dos principais desafios da Igreja no Cazaquistãoe é a evangelização das pessoas que permanecem no país, que não emigram, bem como "a evangelização dos tradicionalmente não-católicos”.

Dom José Luis disse que se trata de “levar o Evangelho a quem não o teve na infância, na família, não para impô-lo ou fazer proselitismo em sentido negativo, mas no sentido de que é nossa convicção que é a melhor mensagem que se pode ouvir neste mundo, sem dúvida, é a mensagem de salvação para todos”.

"Esse é o nosso grande desafio: saber transmiti-lo a todos, a todos aqueles que não conhecem bem o Evangelho, para que descubram a grande riqueza que é conhecer e amar a Cristo, conhecer e ser amado por Cristo", disse Sierra.

Confira também: