As primeiras notícias dos jornais sobre o assassinato de um sacerdote na localidade de El Chaparral, Tolima, sustentam que este teria sido executado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), devido a sua oposição ao recrutamento de jovens guerrilheiros.

Segundo o jornal El Tiempo, o Padre Jesus Adrián Sánchez Coy, pároco de El Limón, em El Chaparral, “as primeiras hipóteses apontam à Frente 21 das FARC como responsável pelo crime. Através de seu trabalho pastoral, o Padre Jesus se converteu em uma espécie de pedra no sapato para os grupos armados que operam nessa zona do centro do país”.Membros da comunidade consultados pelo jornal assinalaram que "o religioso realizava uma cruzada pessoal para persuadir aos jovens do engano que cometeriam se aceitavam os convites dos guerrilheiros a deixar o estudo e unir-se às filas dos violentos”.

Uma fonte de segurança de Tolima consultada pelo jornal El Tiempo, assegurou que "o Padre Jesus não tinha reportado ameaças. Entretanto, era conhecida a posição firme que tinha o sacerdote contra o recrutamento de jovens pelos grupos ilegais".

Em El Limón está presente a Polícia desde 1999 e a presença do Exército depende das operações programadas na região. Pelo contrário, as FARC mantêm uma pressão constante sobre a população.