O sacerdote salesiano missionário espanhol, Fernando Hernández, de 60 anos, foi assassinado em 17 de maio na obra salesiana de Bobo Dioulasso por um antigo cozinheiro deste centro.

Segundo informa a Assessoria de Imprensa dos Salesianos, o assassino foi funcionário da obra salesiana por sete anos e havia sido demitido há dois meses. Ele usou uma faca para executar o crime. Durante a agressão o Pe. Germain Plakoo-Mlapa também sofreu ferimentos graves e está em recuperação.

As forças de segurança prenderam o ex-funcionário imediatamente após o assassinato, assinalam os salesianos da Espanha.

O assassinato do Pe. Hernández ocorre poucos dias depois que um grupo de terroristas atacou um grupo de católicos que regressava de uma procissão de Nossa Senhora no dia 13 de maio, assassinando quatro adultos e destruindo a imagem religiosa que carregavam.

O ataque ocorreu em Singa, município de Zimtenga (Burkina Faso) na mesma região onde no dia anterior, no domingo 12 de maio, entre 20 e 30 terroristas assassinaram um sacerdote, cinco leigos e depois incendiaram uma igreja.

Além disso, no domingo, 28 de abril, pelo menos cinco pessoas foram mortas em um ataque a um templo cristão em Burkina Faso.

A obra salesiana de Bobo Dioulasso, onde o salesiano assassinado era vigário e ecônomo, atende a um pré-noviciado, uma paróquia, um oratório, uma casa de acolhida para meninos e meninas de rua, um centro de alfabetização e uma escola profissional com mais de 300 alunos.

"A Congregação Salesiana expressa sua profunda tristeza pela trágica morte do sacerdote salesiano e deseja estar próxima de sua família e dos irmãos de sua comunidade", afirma o comunicado.

Da mesma forma, "condena toda forma de violência, reafirma sua vontade de continuar trabalhando nestes países africanos, especialmente com a educação e a evangelização dos jovens, para contribuir para seu pleno desenvolvimento".

Às vezes, explicam, esse trabalho se desenvolve em situações muito difíceis e até mesmo hostis. Há apenas três meses, outro missionário salesiano espanhol, Antonio César Fernández, também foi assassinado em Burkina Faso, naquela ocasião durante um ataque jihadista.

Padre Fernando Hernández nasceu em 8 de abril de 1959, era natural de Ledesma (Salamanca), mas cursou estudos de Formação Profissional em Urnieta (Gipuzkoa), para onde sua família se mudou quando era jovem.

Depois, respondendo à vocação salesiana, estudou filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em Santander e enviado para o Benim como missionário.

Sua vida esteve ligada ao desenvolvimento das diferentes obras da Inspetoria salesiana da África Ocidental francófona (AFO), nas quais trabalhou para a promoção da formação profissional.

O funeral e enterro do Pe. Hernández ocorrerá no país africano, seguindo o desejo do próprio missionário salesiano. Alguns amigos e familiares do sacerdote irão, de Urnieta e Ledesma a Burkina Faso, acompanhados por membros da Congregação Salesiana.

O Reitor Maior dos Salesianos, o espanhol Ángel Fernández Artime, enviou um comunicado a toda a Família Salesiana no qual destaca o trabalho desenvolvido pelos missionários assassinados recentemente.

"Nossos dois irmãos salesianos falecidos (Pe. César Antonio e Pe. Fernando) viveram amando profundamente o povo africano, os jovens africanos e suas famílias e buscando seu bem em nome do Senhor".

"Estamos vivendo o belo Tempo Pascoal e nestes momentos eu só posso me ancorar na Fé no Senhor, fazer silêncio e rezar para que Ele transforme em Vida e em Bem para o povo africano, e para todos os povos, este sangue dos mártires derramado cruel e inocentemente”, ressaltou.

Confira também:

 

Mais em