Devido à pandemia, algumas igrejas nos Estados Unidos pararam de dar aos fiéis as duas espécies do pão e do vinho na comunhão. Diante disso, o Pe. John Cush, sacerdote da Diocese de Brooklyn, esclareceu que receber uma das duas espécies durante este sacramento é suficiente para receber todos os frutos da graça, pois Cristo está presente em sua totalidade.

O também doutor em Teologia Sagrada pela Pontifícia Universidade Gregoriana e decano acadêmico do Pontifício Colégio Americano do Norte, na Cidade do Vaticano, contou ao National Catholic Register que devido ao contexto da pandemia, em sua paróquia deixaram de dar aos fiéis a Comunhão sob as duas espécies.

Destacou que a sua paróquia é a única multiétnica da diocese "com um pastor nascido no Paquistão, uma Missa em Urdu, o crescimento das comunidades haitianas e hispânicas e muitas outras pessoas, a maioria das quais são residentes de longa data na área do Brooklyn", e que é "um oásis de boas-vindas para mim, uma verdadeira família e um lugar de descanso e oração".

A comunidade católica “aprecia as homilias com histórias sobre pessoas amáveis com os demais, descrita por Dom Robert Barron como 'catolicismo bege' [...] o que mais querem é aprender sobre a fé, seu conteúdo, suas práticas e tradição e a melhor maneira de viver esta fé no mundo de hoje”, acrescentou.

Pe. Cush disse que neste verão, após suas funções como reitor acadêmico, voltou à paróquia do Brooklyn para oferecer a Missa de funeral por sua mãe e ficou surpreso ao notar que os fiéis não sabiam por que receber a Comunhão sob uma espécie estava na doutrina.

Como chegou durante a pandemia, o Pe. Cush testemunhou os esforços da paróquia para estabelecer as medidas contra a propagação da COVID-19. Além do uso de máscaras, desinfetantes e distanciamento social, disse que suspenderam as procissões, os momentos de encontro no início e no final da Missa e o uso de água benta.

“O sinal de paz também desapareceu durante a Missa. Talvez o que mais me chamou a atenção foi a falta de leitores: um diácono, se presente, faz as leituras; se não, o celebrante faz”, disse.

Da mesma forma, destacou "a falta de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão para distribuir o cálice aos fiéis" e disse que "em todas as Missas, só o sacerdote celebrante bebia do cálice e ele, e só ele, purificava o cálice".

A este respeito, Pe. Cush observou que “a nível diocesano e paroquial, a justificação para não distribuir o cálice foi muito bem explicada”, mas “muito poucos paroquianos conheciam a doutrina da concomitância eucarística. Por isso resolvi dar uma breve explicação sobre isso durante uma homilia e pensei em compartilhá-la com vocês", disse.

A Igreja Católica ensina que a “concomitância”, nas palavras de Santo Tomás de Aquino, o Doutor Communis, na sua obra Summa Theologiae, significa que: “Nada se perde quando o Corpo é recebido pelo povo sem o Sangue: porque o sacerdote oferece e recebe o Sangue em nome de todos e todo Cristo está presente em ambas as espécies”.

Explicou que “quando recebemos a Sagrada Comunhão na forma da Hóstia consagrada, recebemos o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E que quando recebemos a Sagrada Comunhão na forma do Precioso Sangue no cálice, recebemos o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

“Portanto, se alguém recebe a Sagrada Comunhão sob uma espécie - e, na maior parte de nossa história católica no Ocidente, oferecemos a Eucaristia apenas na forma da Hóstia - nada falta nessa recepção”, destacou.

O sacerdote também se referiu ao Catecismo da Igreja Católica, que ensina que: “Dado que Cristo está presente sacramentalmente sob cada uma das espécies, a comunhão apenas sob a espécie de pão permite receber todos os frutos da graça eucarística. Por razões pastorais, esta forma de comunhão foi legitimamente instituída como a forma mais comum no rito latino”.

No entanto, também recordou que receber as duas espécies é a forma usual de receber a comunhão nos ritos orientais, porque o Catecismo também indica que “o sinal da comunhão é mais completo quando se dá sob ambos os tipos, já que nessa forma o sinal da comida eucarística aparece mais claramente”.

Além disso, referiu-se ao documento da Conferência Episcopal dos Estados Unidos "Normas para a distribuição e recepção da Sagrada Comunhão sob ambas as classes nas Dioceses dos Estados Unidos da América", que afirma que "nunca deve ser interpretado que a Comunhão sob a forma de pão ou a Comunhão sob a forma de vinho é de alguma maneira um ato incompleto ou que Cristo não está completamente presente para o comungante”.

“O ensinamento imutável da Igreja desde o tempo dos Padres através dos séculos, especialmente nos concílios ecumênicos de Latrão IV, Constança, Florença, Trento e Vaticano II, testemunhou uma constante unidade de fé na presença de Cristo em ambos os elementos”, lê-se no documento.

Além disso, indica-se que “inclusive nos primeiros dias de vida da Igreja, quando a comunhão sob as duas espécies era a norma, sempre houve casos em que a Eucaristia era recebida apenas na forma de pão ou vinho. [...] Assim, a Igreja sempre ensinou a doutrina da concomitância, pela qual sabemos que toda a pessoa de Cristo está sacramentalmente presente sob cada espécie e que recebemos todos os frutos da graça eucarística”.

“Rezamos pelo fim da pandemia mundial e pelo reinício das atividades diárias da paróquia e das liturgias reverentes. Porém [...] Lembrem-se da doutrina da concomitância!”, concluiu o Pe. Cush.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em