O reitor do Santuário Nacional da Ermida da Caridade, em Miami (Estados Unidos), Pe. Fernando Hería, comemorou ao grito de "Finalmente tenho fiéis", poder celebrar Missas públicas, após dois meses de cancelar toda celebração litúrgica com público como medida para evitar os contágios de coronavírus.

Em 26 de maio, a Ermida dedicada a Nossa Senhora da Caridade pôde abrir suas portas a um pequeno grupo de fiéis e celebrar a Santa Missa, depois que a Arquidiocese de Miami permitiu ter liturgia com os fiéis seguindo as medidas sanitárias de segurança.

Antes de começar a Missa Pe. Hería exclamou: “Finalmente tenho fiéis!”, frase que foi acompanhada pelos aplausos das pessoas, que junto com o sacerdote comemoraram poder regressar às igrejas.

Pe. Hería agradeceu a Deus e ressaltou que o Senhor “proporcionou esse momento tão especial de dar novos passos para chegar novamente à casa de Deus”.

Além disso, explicou aos fiéis que as medidas tomadas são necessárias para voltar à normalidade e destacou que, como uma criança que aprende a andar, é necessário que, como Igreja, possamos avançar passo a passo para poder celebrar as Missas continuamente.

"Esta é a etapa de engatinhar, o que vem depois é caminhar, e a terceira” é correr “com a graça e a ajuda do Senhor”, indicou.

Pe. Hería pediu para continuar confiando em Deus e celebrar a Missa com alegria e felicidade.

A Ermida da Caridade, referência especialmente para os fiéis cubanos, tomou algumas medidas para evitar o contágio dos fiéis pela COVID-19, como o uso de portas diferentes para entrar e sair do templo, respeitando sempre a distância social e o uso de máscaras.

Os Estados Unidos têm mais de um milhão de infectados com COVID-19, dos quais 17 mil estão em Miami e há mais de 97 mil mortes pelo vírus em todo o país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em um comunicado, a Arquidiocese de Miami pediu para as igrejas terem apenas de 25 a 30% da capacidade total do templo, disponibilizarem gel bactericida e não terem recipientes com água benta.

Do mesmo modo, assinalou que é necessário evitar temporariamente os beijos e os apertos de mãos durante a saudação da paz, e acrescentou que os ministros extraordinários da Comunhão devem usar sabão bactericida antes e depois da distribuição da hóstia consagrada.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: