O Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) indicou que o Padre José Miguel Machorro se encontra “estável” depois de sofrer um atentado após a celebração da Santa Missa na Catedral Primaz do México.

Um homem, a quem a imprensa mexicana identificou como John René Rockschiil e de acordo com as autoridades deve ter aproximadamente 28 anos, apunhalou o Pe. Machorro, de 55 anos, após a celebração da Missa, depois das 18h40 no dia 15 de maio.

O agressor tentou degolar o sacerdote e o feriu no lado direito do pescoço.

Citando um relatório médico, o SIAME assinalou que “a jugular foi cortada e teve uma hemorragia. Foi transfundida e trataram a lesão vascular. Também houve uma lesão pleural no ápice do pulmão direito com hemopneumotórax. Além disso, preocupa a possível lesão ortopédica na coluna cervical que será estudada quando o paciente estiver mais estável”.

Pe. Ricardo Valenzuela, Sacristão da Catedral, informou em uma coletiva de imprensa em 15 de maio que as Missas continuarão sendo celebradas nos mesmos horários.

Por sua parte, o presidente do Colégio de Advogados Católicos do México, Armando Martinez Gomez, explicou à imprensa local que as medidas de segurança na Catedral foram pensadas principalmente “para a proteção dos fiéis, não temos medidas de segurança extraordinárias para os sacerdotes, porque finalmente se trata de uma tema de boa fé”.

Entretanto, destacou que depois do ataque ao sacerdote “aplicaram imediatamente os protocolos e ele foi preso”.

Martinez Gomez recordou:“Tivemos atitudes provocativas somente contra o Sr. Cardeal” Norberto Rivera, Arcebispo Primaz do México.

“Por isso, aumentamos a segurança do Senhor Cardeal”, indicou.

Em declarações à ‘Foro TV’, Edmundo Garrido, vice procurador de Investigações Prévias Centrais da Procuradoria Geral de Justiça da Cidade do México, indicou que de acordo com testemunhas entrevistadas “este sujeito se aproxima do pároco, segurando-o pelas costas e fez um corte no lado direito do seu pescoço e, nesse momento, o pároco desmaiou e o agressor tentou fugir, mas foi detido”.

“Informaram que a sua saúde está delicada, mas estável, está em tratamento intensivo”, disse e explicou que a Procuradoria Geral da Justiça da Cidade do México abriu uma investigação “do crime de tentativa de homicídio”.

O agressor, indicou, reservou o direito de depor ante a autoridade.

“A única coisa que disse é que era um artista norte-americano. Com esse dado, estamos pedindo à Embaixada dos Estados Unidos que nos forneça informações a respeito. Também divulgaram nas redes sociais que ele havia mencionado que tinha nacionalidade francesa, por isso também pedimos informação à embaixada francesa”.

O nome fornecido pelo agressor às autoridades era falso, explicou, pois não coincide com “ninguém que entrou ou saiu do país em algum momento”.

O agressor, assinalou Garrido, “não permitiu que realizassem todas as provas”, mas o médico legista indicou que “não apresenta características de alguma substância tóxica que possa influenciar em suas ações, nem está embriagado”.

Na noite de ontem noite, o sujeito foi submetido a uma avaliação psiquiátrica.

A respeito de relatos que diziam que o agressor havia pronunciado lemas vinculados a grupos extremistas muçulmanos, Garrido indicou que “testemunhas disseram que não pronunciou nenhuma palavra”.

Confira também:

Mais em