O sacerdote agredido no último dia 17 de novembro enquanto celebrava Missa foi o protagonista em 1960 de uma foto que ganhou prêmios internacionais e, inclusive, chegou a estar exposta no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Na última quinta-feira, um desconhecido agrediu o Pe. Lino Hernando, de 78 anos, enquanto celebrava a Santa Missa na igreja Nossa Senhora de Covadonga, localizada no centro de Madri.

Depois da agressão, o sacerdote foi fazer alguns exames, pois sentia uma forte dor de cabeça devido aos golpes e declarou com humor ao jornal ‘La Información’: “o Senhor me concedeu uma prorrogação”.

O Pe. Hernando utiliza esta analogia esportivo porque sempre foi um apaixonado por futebol. De fato, ele foi o protagonista de uma foto instantânea do fotógrafo espanhol Ramón Massat, na qual aparece um seminarista vestido com batina e tentando defender um gol, no Seminário Conciliar de Madri em 1960.

Essa foto, conforme aponta o jornal ‘La Información’, foi publicada pela primeira vez no jornal ‘Ya’ por ocasião do Dia do Seminário e também foi exposta no MOMA (Museu de Arte Moderna) de Nova Iorque.

Além disso, com esta foto, Massat ganhou o Prêmio Nacional de Fotografa em 2004.

Embora os seminaristas tivessem roupa para praticar esportes, somente as usavam nos jogos. A foto mostra a espontaneidade dos momentos de intervalos que jovens seminaristas tinham.

O Pe. Lino Hernando, naquela época seminarista, era o goleiro e, conforme declarou, na ocasião não conseguiu defender e… “foi gol”.

Desde essa foto, passaram-se 55 anos de serviço aos mais necessitados e de fidelidade ao Evangelho. O Pe. Lino trabalha na paróquia Nossa Senhora de Covadonga, na praça Manuel Becerra de Madri (Espanha), desde 2005.

Confira também: