O único fragmento ósseo existente que teria pertencido ao Cardeal John Henry Newman foi roubado do Oratório de Birmingham (Reino Unido), local fundado pelo santo e onde descansam seus restos mortais.

O Oratório anunciou o roubo em seu boletim semanal na semana passada. Foi relatado que o fragmento ósseo havia sido retirado do caixão do Cardeal Newman. Da mesma forma, pede-se que qualquer pessoa que tenha visto alguma atividade suspeita se comunique.

Newman foi enterrado em um cemitério em Rednal, nos arredores de Birmingham, em 1890. Seu túmulo foi escavado em outubro de 2008, mas além do pequeno fragmento ósseo, não foram encontrados restos físicos, exceto as alças do caixão de latão e uma placa.

Um porta-voz disse na época que, devido à natureza úmida do solo, a decomposição total não era surpreendente.

O Cardeal Newman foi canonizado em 3 de outubro de 2019.

Segundo Catholic Herald, o incidente é o mais recente de uma série de roubos de relíquias nos últimos anos. Em 2012, o coração de São Lourenço O'Toole foi roubado da Catedral da Igreja de Cristo, em Dublin. Foi descoberto em um parque seis anos depois.

Em 2017, a polícia italiana recuperou um pedaço do cérebro de São João Bosco que estava escondido em uma chaleira. Disseram que o ladrão "erroneamente" acreditava que o relicário pintado em ouro sobre o frasco de vidro valia muito dinheiro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: