Roma será sede do congresso "A Santidade hoje", que acontecerá de 3 a 6 de outubro no Instituto Patrístico Augustinianum.

A apresentação do congresso foi ontem (19), na Sala de Imprensa da Santa Sé e teve a participação do cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, que disse que "o santo não se improvisa".

Semeraro disse que este congresso “nasce da necessidade de colocar em diálogo com o mundo de hoje os temas sobre os quais trabalhamos diariamente para as causas de beatificação e canonização”.

O cardeal disse que "a tarefa do Dicastério não é 'gerenciar' a santidade, mas reconhecer a santidade através de fases específicas e coordenadas de discernimento".

Segundo Semeraro, o evento vai focar em dois aspectos principais: a "fama de santidade", que deve ser verificada antes do início de qualquer investigação diocesana sobre um servo de Deus, e o significado de "heroísmo cristão".

Sobre este segundo aspecto, o cardeal Marcello Semeraro disse que o congresso quer compreender "o que o heroísmo significa atualmente, especialmente em relação ao exercício das virtudes, o martírio e a oferta da própria vida".

“É fácil entender que uma definição de heroísmo cristão tem uma ressonância muito especial no contexto cultural de hoje, onde tantas vezes o relativo parece prevalecer sobre o verdadeiro e a instabilidade prevalece sobre qualquer projeto de vida corajoso”, acrescentou.

Semeraro disse que espera que este congresso “marque um importante momento de reflexão sobre as causas de beatificação e canonização”.

Dom Fabio Fabene, secretário do Dicastério para as Causas dos Santos, e Cecilia Costa, professora da Universidade Roma Tre, também falaram na apresentação do congresso.

Confira também: