"O Santuário, porta aberta para nova evangelização" será o título do primeiro encontro internacional de reitores e colaboradores de santuários do mundo, que será realizado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e acontecerá de 27 a 29 de novembro deste ano.

O programa prevê que, no primeiro dia, o presidente do Dicastério, Dom Rino Fisichella, explique o papel do santuário como "centro propulsor da nova evangelização". Posteriormente, os participantes refletirão sobre a pedagogia da evangelização na pastoral dos santuários, o anúncio da fé e os santuários como guardiões silenciosos do mistério e da beleza.

No dia seguinte, os participantes visitarão a Basílica de Santa Maria Maior, onde haverá uma celebração Eucarística.

À tarde, o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, dará a palestra "Porta aberta para os crentes e não crentes", e Pe. Cesare Pagazzi explicará como os santuários são uma "porta aberta para os cristãos em meio à cultura da indiferença".

No último dia, o secretário executivo do Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM, Pe. Carlos Guillermo Arias Jiménez, falará sobre "o santuário e a nostalgia de Deus dos jovens". Em seguida, compartilharão testemunhos de diferentes lugares do mundo. Ao final da manhã, os participantes terão uma audiência com o Papa Francisco.

Confira também: